Share
headline image

APAF e Liga apelam ao respeito pelos árbitros portugueses


A Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) lançou uma campanha de sensibilização intitulada “Respect the Referees”, que apela ao respeito pelo exercício de funções dos árbitros e à obrigatoriedade do policiamento em todos os jogos de futebol, e à qual a Liga Portugal se associou.

No âmbito dessa ação da APAF, as equipas de arbitragem entrarão em campo, nas 28.ª jornada da Liga NOS e 35.ª jornada da LEDMAN Liga Pro, entre 06 e 10 de abril, envergando t-shirts alusivas aos valores de respeito e fair play, com a seguinte mensagem: “Respeito pelos árbitros – Policiamento obrigatório já!”.

Também previamente ao início de cada um dos encontros, as equipas que se defrontam irão reunir-se na zona central do terreno de jogo para se mostrarem solidárias com os árbitros.

Luciano Gonçalves, Presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF), considera que o momento justifica a campanha: “De uma vez por todas, é importante que os adeptos, os agentes desportivos e as instituições percebam que os árbitros deve ser respeitados”.

“Conforme é do conhecimento público, são já excessivos os exemplos de atos de violência contra as equipas de arbitragem. São maus exemplos que começam nas bancadas e que são exponenciados na praça pública. Diante deste cenário, a exigência de respeito tem que ser acompanhada por medidas extraordinárias, que permitam a estes agentes desportivos cumprir a sua missão”, acrescenta.

O apelo do dirigente da APAF é conclusivo: “O policiamento obrigatório em todos os recintos desportivos, não só naqueles onde atuam as equipas profissionais, é hoje uma necessidade”.

Por sua vez, Pedro Proença, presidente da Liga Portugal, explica a o apoio do organismo a esta ação: “Trata-se de uma campanha à qual nos associamos por convicção, pois toda e qualquer violência – não só a física – deve ser erradicada do futebol”.

“Aquele que é um dos maiores espetáculos do Mundo, em que os árbitros são protagonistas, e a maioria dos seus adeptos não podem ser molestados, seja em competições profissionais, seja nas amadoras e de formação”, afirma o dirigente.

E conclui: “É de louvar que a Arbitragem exija das autoridades os níveis de segurança que o futebol profissional tem implementado, nomeadamente a sua obrigatoriedade nos recintos onde atuam”.

Últimas Notícias

news image

Informação Kick-Off 2017-18

07 de julho de 2017, 18h30, Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões (Matosinhos)

news image

Liga Portugal no I Congresso Lusófono de Direito do Desporto

news image

Liga promoveu conferência sobre ‘Segurança da Informação - RGPD’

Main Sponsor Liga NOS

NOS

Title Sponsor LigaPRO

Ledman

Patrocinadores Oficiais | Official Sponsors

Samsung EuroBic Nike