Skip to main navigation Skip to main content

Liga NOS é a quarta prova europeia com resultados mais equilibrados

12/04/2017
headline image

Um estudo do grupo internacional de pesquisa CIES Football Observatory estimou que a Liga NOS situa-se a apenas um lugar do pódio das provas europeias com marcadores mais equilibrados.

Tendo em conta o número de jogos que findaram com um resultado de três ou mais golos de diferença na atual época desportiva – critério utilizado pelo CIES numa análise a 33 provas –, a Liga NOS, posiciona-se na “cauda” da tabela, com 11,9 por cento, ou seja, com um dos critérios de maior competitividade como resultado.

Desta forma, as únicas ligas principais do futebol europeu com resultados mais equilibrados são o campeonato norueguês, com 11,8 por cento, seguindo-se os 8,8 por cento da Finlândia e os 7,7 por cento atribuídos à principal competição romena.

Em detalhe, em 252 jogos, fruto de 28 jornadas realizadas na presente edição da Liga NOS, apenas em 31 se registaram marcadores com uma diferença de três ou mais golos.

O FC Porto, atual melhor ataque da prova, conseguiu nove vitórias por essa margem, inclusive a maior de todas, por 7-0, na receção ao CD Nacional. O líder SL Benfica alcançou sete, e o Sporting CP, equipa onde atua o melhor marcador da competição, o avançado holandês Bas Dost, conseguiu quatro.

À exceção dos três primeiros classificados, SC Braga, por três vezes, e Vitória SC, por duas, conseguiram triunfos pela tal margem definida pelo CIES.

Moreirense FC, FC Paços de Ferreira, CD Nacional, FC Arouca e Boavista FC são, até ao momento, as restantes formações que venceram jogos por uma margem igual ou superior a três golos.