Skip to main navigation Skip to main content

Antevisão da 12.ª jornada: curiosidades jogo a jogo

Liga NOS | 06/12/2018
headline image

Ronda iniciou-se na sexta-feira com a visita do Portimonense ao líder FC Porto

A Liga NOS regressa este fim-de-semana, para aquela que será a 12.ª jornada da competição, com o pontapé de saída a ser dado no Estádio do Dragão onde o FC Porto vai receber o Portimonense, num jogo marcado para sexta-feira, às 20h30.

O jogo com maior historial de confrontos desta ronda vai disputar-se no sábado, no Estádio do Bonfim, com o Vitória FC e o SL Benfica a defrontarem-se, oficialmente, pela 167.ª vez, num jogo entre equipas que triunfaram nos últimos dois encontros.

Em lugares de despromoção seguem Boavista FC e CD Feirense, com nove pontos, enquanto que no último lugar está a equipa do GD Chaves, que soma sete pontos, depois de ter sido derrotada nas últimas cinco jornadas.

Na lista de melhores marcadores, Dyego Sousa (SC Braga) continua a figurar no topo, com sete golos, seguido por Bas Dost (Sporting CP), a apenas um tento de distância. Bem de perto seguem Vínicius (Rio Ave FC), Wilson Eduardo (SC Braga), Rafa Silva (SL Benfica), Rochez (CD Nacional), Nani (Sporting CP) e Shoya Nakajima (Portimonense), que já “fizeram o gosto ao pé” por cinco vezes.

Com seis jogos disputados no seu recinto, o SL Benfica é a equipa com maior número de adeptos no seu estádio (322.641), enquanto que o FC Porto regista a melhor média de ocupação (90,21%).

Eis algumas curiosidades sobre cada um dos jogos:

-----------------

sexta-feira, 07 de dezembro

FC Porto vs Portimonense

(20h30- Sport TV)

Os “dragões” seguem na liderança do campeonato, depois de quatro vitórias consecutivas, com 27 pontos, e detentores do melhor registo ofensivo e defensivo da prova.

Pela frente terão a formação do Portimonense, que nos 18 jogos oficiais que já disputou no recinto “azul e branco” só conheceu o sabor da derrota. O histórico de confrontos é, de resto, bastante desfavorável aos algarvios, que nos 33 jogos oficiais disputados contra o FC Porto apenas venceram por quatro ocasiões.

A última das quais aconteceu em 1986/1987, onde um tento solitário de Luciano Martins deu a vitória à formação do barlavento algarvio, numa época onde terminaram no 10.º lugar da Liga NOS.

-----------------

sábado, 08 de dezembro

Belenenses vs GD Chaves

(15h30- Sport TV)

Frente a frente vão estar duas formações que atravessam momentos de forma distintos. Os “azuis” atravessam a melhor fase da época, depois de cinco jogos consecutivos sem conhecer o sabor da derrota, um registo que vale o 9.º lugar, com 15 pontos, e a segunda melhor defesa da prova, em igualdade com o SC Braga.

Os flavienses, por seu lado, averbaram cinco derrotas em igual número de jogos, e estão agora no último lugar da Liga NOS, com sete pontos, a dois de distância do CD Tondela, a primeira equipa fora dos lugares de despromoção.

Belenenses e GD Chaves já se encontraram esta época, em partida referente à 2.ª jornada do grupo C da Allianz CUP, onde os “Valentes Transmontanos” venceram (0-1), fruto de um tento solitário de Niltinho, num jogo disputado no Estádio de Honra do Centro Desportivo Nacional do Jamor.

-----------------

CD Tondela vs SC Braga

(18h00- Sport TV)

Jogo entre duas equipas que partem para esta jornada separadas por 15 pontos. Os beirões foram derrotados nos dois últimos encontros, e estão apenas um lugar acima da zona de despromoção, com nove pontos conquistados.

Já os comandados de Abel Ferreira seguem no terceiro posto, a três do primeiro classificado, e apenas perderam por uma vez, até agora, frente ao FC Porto (1-0), em jogo disputado no Estádio do Dragão.

O histórico de confrontos é, de resto, amplamente favorável aos minhotos, que venceram em seis ocasiões, tendo apenas perdido por uma vez. Um triunfo que aconteceu, precisamente, no Estádio João Cardoso, na última jornada da época 2016/2017, e que permitiu aos “auriverdes” alcançar a manutenção na Liga NOS, graças aos golos de Heliardo Silva e Kaká.

-----------------

Vitória FC vs SL Benfica

(20h30- Sport TV)

O jogo com maior historial de confrontos desta jornada, vai ter lugar no Estádio do Bonfim. Em campo vão estar duas formações que triunfaram nas últimas duas partidas, e que se situam na primeira metade da tabela, com seis pontos de diferença.

Será o 167.º jogo oficial entre estes dois conjuntos, com a balança a pender para o lado das “águias”, que venceram em 113 ocasiões, contra 26 dos sadinos, havendo ainda registo de 27 empates.

Em partidas realizadas no Estádio do Bonfim o saldo continua a ser favorável aos “encarnados”, que triunfaram em 43 ocasiões. Registaram-se ainda 17 empates, tendo os setubalenses alcançado 13 vitórias.

O jogador com mais golos marcados em jogos entre estas duas formações é José Águas (SL Benfica), que apontou 28 golos em 23 jogos, seguido por Eusébio, que “encontrou o fundo das redes” por 19 vezes, nas 27 partidas em que participou.

-----------------

domingo, 09 de dezembro

CD Nacional vs Boavista FC

(15h00- Sport TV)

O domingo abre com um dos confrontos com maior equilíbrio, no que diz respeito ao histórico de confrontos. CD Nacional e Boavista FC já se defrontaram, oficialmente, em 29 ocasiões, com a balança a pender ligeiramente para o lado dos insulares, que somam 13 triunfos, mais um que os “axadrezados”, com as restantes quatro partidas a terminarem igualadas.

Os madeirenses atravessam a melhor fase da época, depois de terem vencido as últimas duas partidas, que permitiram aos comandados de Costinha abandonar o último lugar da classificação, situando-se agora na 12.ª posição.

As “panteras” vivem um momento oposto, estando em zona de despromoção, no 16.º lugar, sem conhecer o sabor da vitória desde o dia sete de outubro, quando recebeu e venceu o CD Aves por 1-0.

-----------------

Moreirense FC vs Sta. Clara

(15h00- Sport TV)

Apenas por uma época estas duas equipas coabitaram no escalão maior do futebol português. Aconteceu na edição 2002/2003 da Liga NOS, onde se registou uma igualdade a dois, em Moreira de Cónegos, tendo os açorianos levado a melhor (2-0) na partida disputada em Ponta Delgada, numa época em que estes acabaram despromovidos à LEDMAN LigaPro.

Volvidos 15 anos, estarão, novamente, frente a frente, na Liga NOS, numa altura em que estas formações atravessam períodos distintos. Os cónegos venceram três dos últimos cinco jogos, e seguem no oitavo posto, com 16 pontos alcançados.

Já a formação comandada por João Henriques, procura a primeira vitória de sempre no Parque Desportivo Comendador Joaquim de Almeida Freitas, depois de três derrotas consecutivas, um registo que coloca os açorianos no 10.º lugar, a dois de distância da equipa de Ivo Vieira.

-----------------

Vitória SC vs Rio Ave FC

(17h30- Sport TV)

Depois do jogo que opõe o Vitória FC ao SL Benfica, este é o encontro, desta jornada, que mais vezes se repetiu. Vimaranenses e vila-condenses encontram-se pela 56.ª vez, com vantagem para os “Conquistadores”, que venceram por 28 ocasiões, contra 12 da equipa rioavista.

Para além disso, estas duas formações seguem taco-a-taco na classificação, com 18 pontos alcançados, resultantes de cinco vitórias, três empates e três derrotas, depois de o Vitória SC ter conquistado dois triunfos nos últimos dois jogos, um registo oposto ao do Rio Ave FC, que foi derrotado nas últimas duas jornadas.

-----------------

Sporting CP vs CD Aves

(20h00- Sport TV)

Os “leões” seguem no melhor momento da época, com quatro vitórias consecutivas, números que possibilitaram a chegada ao segundo lugar, a dois de distância do líder, FC Porto.

O conjunto avense, por sua vez, segue no 13.º posto, com apenas mais um ponto que o Boavista FC, primeira equipa em lugares de despromoção, depois de duas vitórias e três derrotas nos últimos cinco jogos.

No que diz respeito ao histórico de confrontos, a vantagem está do lado da equipa de Alvalade, que venceu por oito vezes, enquanto que apenas por uma vez a vitória sorriu aos comandados de José Mota, precisamente no último encontro entre estas duas formações, na final da Taça de Portugal.

-----------------

segunda-feira, 10 de dezembro

CD Feirense vs Marítimo M.

No jogo de encerramento da jornada 12 da Liga NOS, vão entrar em campo duas formações que procuram retomar o caminho das vitórias.

Os “fogaceiros” não vencem há nove jornadas, e averbaram quatro derrotas nas últimas cinco jornadas, um registo que levou a equipa comandada por Nuno Manta Santos até à zona de despromoção, no penúltimo lugar da tabela, com nove pontos.

Já a formação insular vem de sete jornadas sem vitórias, contabilizando seis derrotas em igual número de jogos, seguindo no 14.º posto, com mais um que o CD Feirense.

Historicamente a vantagem está do lado dos madeirenses, que venceram nove dos 17 encontros oficiais a envolver estas equipas. A formação de Santa Maria da Feira venceu por sete vezes, com o empate a registar-se apenas por uma ocasião.