Skip to main navigation Skip to main content

Antevisão da 22.ª jornada: curiosidades jogo a jogo

Liga Portugal Bwin | 14/02/2019
headline image

Ronda conta com dois embates históricos: FC Porto vs Vitória FC e Sporting CP vs SC Braga

A bola volta a rolar esta sexta-feira, com aquela que será a partida inicial da ronda 22 da Liga NOS. Rio Ave FC e Sta. Clara serão as primeiras equipas a entrar em campo, num encontro agendado para as 20h30, no Estádio do Rio Ave Futebol Clube.

A jornada prossegue, sábado, com a realização de mais três partidas:  CD Nacional – CD Feirense (15h30), Vitória SC – Portimonense (18h00) e FC Porto – Vitória FC (20 h30).

Para domingo estão agendados quatro encontros, com destaque para o embate entre Sporting CP, atual quarto classificado, e SC Braga, atual terceiro classificado, num jogo que vai principiar pelas 20h00, no Estádio José Alvalade. Antes disso, entram em campo mais seis equipas, com os duelos: Belenenses – Marítimo M. (15h00), Moreirense FC – CD Tondela (15h00) e GD Chaves – Boavista FC (17h30).

Segunda-feira marca o encerramento da jornada, com a deslocação do SL Benfica ao terreno do CD Aves, num encontro que terá o seu pontapé de saída pelas 20h15.

Na lista de melhores marcadores Dyego Sousa (SC Braga) continua a figurar no topo com 14 tentos, mais um que Haris Seferovic´ (SL Benfica), que soma 13 golos, depois de ter “faturado” nas últimas seis jornadas. A fechar o pódio segue Bas Dost (Sporting CP), com 12 finalizações certeiras.

Eis algumas curiosidades sobre cada um dos jogos:

--------------------------

sexta-feira, 15 de fevereiro

Rio Ave FC – Sta. Clara

(20h30 – Sport TV)

A jornada arranca, em Vila do Conde, com o 12.º embate entre Rio Ave FC e Sta. Clara, duas equipas separadas por quatro pontos. Os vila-condenses seguem na oitava posição, com 28 pontos, e sem qualquer derrota nas últimas cinco jornadas. Já o Sta. Clara é o décimo classificado, com 24 pontos, depois de ter contabilizado quatro derrotas e uma vitória nas últimas cinco rondas.

Historicamente o equilíbrio é a nota dominante, com quatro vitórias para cada lado, tendo as restantes três partidas terminado em igualdade. Os açorianos apenas por uma venceram no Estádio do Rio Ave Futebol Clube, feito que remonta à época 1999/2000 da Liga NOS. Naquele que foi o resultado mais desnivelado entre estas formações, o Sta. Clara venceu, por 0-5, com os golos a serem apontados por George (2) e Clayton (3).

No jogo da primeira volta, a formação de Vila do Conde conquistou o seu primeiro triunfo de sempre no Estádio de São Miguel. O Rio Ave FC venceu por 1-3, numa partida onde os golos só apareceram a 20 minutos do fim do tempo regulamentar. Vinícius (70’) e Galeno (74’) deram vantagem aos visitantes. O Sta. Clara ainda reduziu, através de um autogolo de Vinícius, aos 78 minutos, mas João Schmidt acabou por confirmar a vitória dos vila-condenses, aos 90+5.

--------------------------

sábado, 16 de fevereiro

CD Nacional – CD Feirense

(15h30 – Sport TV)

No Estádio da Madeira vão estar frente a frente duas formações necessitadas de pontos para fugirem aos lugares de despromoção. Os insulares são o atual 16.º classificado, com 20 pontos, e atravessam um período de seis jornadas consecutivas sem qualquer vitória. Os “fogaceiros”, por seu turno, seguem na 18.ª e última posição, com 14 pontos, sem vencer desde a segunda jornada, altura em que venceram por 0-1 na deslocação a Guimarães.

No histórico de confrontos registam-se 20 confrontos entre estas duas equipas, com a equipa de Santa Maria da Feira a contabilizar seis vitórias, mais uma que os madeirenses, que venceram por cinco vezes. O empate foi o resultado que mais vezes se verificou (9). Apesar da vantagem no histórico de duelos, o CD Feirense não vence o CD Nacional desde a época 1997/1998, num encontro referente à antiga 2.ª Divisão, e que é, até hoje, o único triunfo “fogaceiro” no reduto dos “alvinegros”.

O embate referente à primeira volta do campeonato, disputado no Estádio Marcolino Castro, terminou com um empate sem golos.

--------------------------

Vitória SC – Portimonense

(18h00 – Sport TV)

A jornada prossegue em Guimarães, com o 39.º confronto entre Vitória SC e Portimonense, equipas que militam na parte superior da tabela. Os vimaranenses mantêm a sexta posição, com 32 pontos, depois de terem sido derrotados em Tondela na última jornada. Já os algarvios seguem na nona posição, contabilizando 27 pontos, apesar de terem sido derrotados nas últimas três jornadas.

Ao nível de confrontos a vantagem está, também, do lado dos “Conquistadores” que totalizam 20 triunfos. A formação de Portimão, por seu turno, soma dez vitórias, enquanto que por oito vezes o empate persistiu até final. Apesar do histórico favorável, os “vitorianos” não conseguiram derrotar o Portimonense nas últimas quatro partidas, onde somaram três derrotas e um empate.

Na primeira volta, no Portimão Estádio, os algarvios levaram a melhor, numa partida cheia de golos. Shoya inaugurou o marcador, à passagem do quinto minuto da partida. Já na segunda metade, Jadson, na própria baliza, “devolveu” a igualdade ao marcador, ao minuto 65. Três minutos mais tarde e Paulinho voltou a colocar a formação da casa em vantagem. John, aos 82, colocou o resultado em 2-2, mas Shoya bisou na partida e deu os três pontos ao Portimonense, a quatro minutos do final do tempo regulamentar.

--------------------------

FC Porto – Vitória FC

(20h30 – Sport TV)

No último jogo de sábado, o líder FC Porto recebe a visita do Vitória FC. Os “dragões” seguem numa série de dois empates consecutivos, mas mantêm a liderança do campeonato, agora com mais um ponto que o segundo classificado, SL Benfica. Já a formação sadina é a atual 12.º classificada, com 22 pontos, e sem conhecer o sabor da vitória nas últimas dez jornadas.

O histórico de confrontos é amplamente favorável à equipa portista, que contabiliza 110 triunfos. A formação setubalense, por sua vez, triunfou por 26 vezes, ao passo que o empate foi o resultado final em 25 ocasiões. De realçar, ainda, que o Vitória FC não conseguiu vencer os “azuis e brancos” nas últimas 55 partidas. O último triunfo sadino remonta à época 1988/1989, onde, em jogo a contar para a Liga NOS, lograram um triunfo forasteiro, por 0-1, no antigo Estádio das Antas. António Aparício foi o autor do único golo da partida.

Na primeira volta registou-se um triunfo do FC Porto, no Estádio do Bonfim (0-2). Vincent Aboubakar, aos 17 minutos, e Sérgio Oliveira, aos 78 minutos, apontaram os tentos da vitória do atual campeão nacional.

 --------------------

domingo, 17 de fevereiro

Belenenses – Marítimo M.

(15h00 – Sport TV)

Belenenses e Marítimo M. dão o pontapé de saída num domingo com quatro encontros. Os azuis são o atual sétimo classificado, com 30 pontos, sem ter conquistado qualquer triunfo nas últimas quatro jornadas. Já a formação insular, segue apenas um lugar acima da zona de despromoção, com 20 pontos somados, depois de terem sido derrotados nas últimas três rondas.

Naquele que será o 71.º embate entre estas duas formações, a vantagem está do lado do Belenenses, que totaliza 28 triunfos. A equipa madeirense, por sua vez, conquistou 25 triunfos, enquanto que o empate foi o resultado final em 18 ocasiões.

O último jogo entre ambas as formações, aconteceu na quinta jornada da primeira volta. No Estádio do Marítimo, madeirenses e lisboetas não foram além de um empate a zero, naquele que foi o terceiro jogo consecutivo do Belenenses a terminar em igualdade.

--------------------

Moreirense FC – CD Tondela

(15h00 – Sport TV)

Há mesmo hora entram em campo Moreirense FC e CD Tondela, que vão protagonizar o seu décimo embate oficial. A realizar uma das melhores campanhas da sua história, o Moreirense FC segue na quinta posição, com 35 pontos conquistados. O CD Tondela, por seu turno, vem de uma vitória caseira frente ao Vitória SC, e ascendeu ao 11.º lugar, com 23 pontos.

O histórico é favorável aos cónegos, que totalizam quatro triunfos. Os beirões conquistaram a vitória por três vezes, enquanto que empate persistiu até final por duas vezes. Em jogos realizados para a Liga NOS, no Parque Desportivo Comendador Joaquim de Almeida Freitas, nunca o Moreirense FC venceu o CD Tondela, com duas vitórias para os “auriverdes” e um empate.

O último jogo entre ambas as formações, aconteceu na quinta jornada da primeira volta. Em jogo disputado no Estádio João Cardoso, os tondelenses levaram a melhor (2-0), graças a um “bis” de António Xavier. 

--------------------

GD Chaves – Boavista FC

(17h30 – Sport TV)

Mais tarde, no Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira, GD Chaves e Boavista FC vão protagonizar o 44.º embate da sua história. Ambas as formações entram em campo em busca de pontos, de forma a fugir aos lugares de despromoção. Os flavienses são o 17.º classificado, com 18 pontos, enquanto que os “axadrezados” seguem na 13.ª posição, totalizando 22 pontos, depois de terem vencido os últimos dois encontros.

O histórico é ligeiramente favorável aos boavisteiros, que contabilizam 19 triunfos, mais cinco que os flavienses, que por 14 vezes levaram a melhor. O empate foi o resultado que menos vezes se verificou (10). As “panteras” atravessam um período de oito jogos consecutivos sem vencer os “Valentes Transmontanos”, com o último triunfo a remontar à época 1998/1999 da Liga NOS. Em jogo realizado no Estádio do Bessa, o Boavista FC venceu, por 4-1. Jorge Couto, Ion Timofte (2) e Kwame Ayew marcaram para os boavisteiros, enquanto que Jesús Seba apontou o tento do GD Chaves.

O último jogo entre ambas as formações, aconteceu na quinta jornada da primeira volta. Num jogo disputado no Estádio do Bessa Séc. XXI, o GD Chaves conquistou os três pontos, graças a uma vitória por 1-2. Marcão e Ghazaryan marcaram para os transmontanos, enquanto que Rochinha reduziu para a equipa do Boavista FC.

--------------------

Sporting CP – SC Braga

(20h00 – Sport TV)

No último jogo de domingo, Sporting CP e SC Braga vão encontrar-se pela 146.ª ocasião. Os “leões” seguem na quarta posição, com 42 pontos, estando por isso um lugar abaixo dos bracarenses, que são o atual terceiro classificado, contabilizando 49 pontos, depois de terem vencido as últimas quatro partidas.

Relativamente ao histórico de confrontos, os “leões” totalizam 89 triunfos, enquanto que os bracarenses somam 33 vitórias. O empate, por seu turno, foi o resultado que menos vezes se repetiu (23). Apesar da vantagem verde e branca no histórico de duelos, o Sporting CP não conseguiu vencer os “arsenalistas” no Estádio José Alvalade nas últimas duas épocas, com o último triunfo a verificar-se na temporada 2015/2016. A equipa leonina venceu, por 3-2, com golos de Adrien Silva, Fredy Montero e Islam Slimani. Para os “Gverreiros do Minho” marcaram Wilson Eduardo e Rafa Silva.

Na primeira volta, num jogo disputado no Estádio Municipal de Braga (na foto), o SC Braga alcançou um importante triunfo (1-0), que permitiu aos minhotos alcançarem, provisoriamente, a liderança do campeonato, em igualdade pontual com o SL Benfica. Dyego Sousa foi o autor do golo “arsenalista”.

--------------------

segunda-feira, 18 de fevereiro

CD Aves – SL Benfica

(20h15 – Sport TV)

A jornada encerra na Vila das Aves, com o duelo entre CD Aves e SL Benfica. Os avenses são o atual 14.º classificado, com 21 pontos, depois de terem vencido três das últimas quatro jornadas disputadas. As “águias”, por seu turno, seguem na segunda posição, contabilizando 50 pontos, e com um registo de vitórias nas últimas seis jornadas.

Será o 16.º embate entre estas duas formações, com a curiosidade de a equipa da Vila das Aves nunca ter conseguido vencer o SL Benfica. O empate registou-se por duas ocasiões, com a maior parte dos encontros a terminar com a vitória da equipa lisboeta, que triunfou nas restantes 13 partidas. No que toca a jogos relativos à Liga NOS, apenas por uma vez os avenses conseguiram travar o SL Benfica, numa partida referente à jornada 34 da época 2000/2001. O encontro terminou com um 4-4 no marcador, com Douala (2), Abílio e Marco Aleixo a marcarem para a equipa da casa. Os visitantes marcaram através de Pierre Van Hooijdonk (2), João Tomás e André Neles.

No jogo referente à primeira volta, no Estádio do Sport Lisboa e Benfica, os encarnados venceram, por 2-0, com João Félix (34’) e F. Cervi (61’) a marcarem os golos do conjunto então comandado por Rui Vitória.

Outros Conteúdos

news image
LEDMAN LigaPro

Antevisão da 22.ª jornada: saiba mais sobre cada um dos jogos

Ronda deste fim-de-semana conta com o histórico duelo entre A. Académica e SC Farense