Skip to main navigation Skip to main content

SC Covilhã estreia estádio renovado para dar melhores condições a jogadores e adeptos

LEDMAN LigaPro | 09/08/2018

Novas bancadas, iluminação e balneários são algumas das novidades reservadas para domingo

O SC Covilhã vai estrear, no próximo domingo, um conjunto de novas instalações e equipamentos que rejuvenesceram o octogenário Estádio José Santos Pinto. Jogadores, equipa técnica, árbitros, delegados e adeptos passam a usufruir, a partir desta nova época, de condições que, até há bem pouco tempo, não passavam de um mero sonho.

A estreia das novas instalações vai acontecer na receção ao AC. Viseu, a contar para a 1ª jornada da LEDMAN LigaPro, agendada para as 18h00 de domingo.

Na semana que antecede o jogo, as obras seguem em ritmo muito acelerado para que esteja tudo pronto a tempo de receber o primeiro jogo da nova época. Para quem chega ao estádio, as mudanças mais visíveis são, de imediato, a nova bancada central, situada no lado poente do estádio, e as quatro torres de iluminação que, do alto dos seus 35 metros, passam a garantir a possibilidade de transmissão televisiva dos jogos à noite.

A bancada dispõe, ainda, de um novo camarote presidencial com 80 lugares, bem como uma nova tribuna de imprensa e, ainda, espaços exclusivos para as rádios. Tal como sucede com a bancada nascente, também recentemente construída, os adeptos vão beneficiar de uma pala que pretende melhorar as condições, sobretudo em dias de muito sol ou de chuva.

Longe dos olhares do público, no interior do edifício da bancada poente, foram construídos novos balneários para as equipas do SC Covilhã, visitantes e árbitros, um novo gabinete técnico para a equipa técnica da casa, uma sala destinada à organização dos jogos, uma sala para conferências de imprensa e o gabinete da presidência.

Os jogadores do SC Covilhã passam, ainda, a contar com um espaço de lazer e descanso que, inclusive, já está a ser utilizado pelo plantel.

As novas instalações permitiram a libertação de outros espaços do estádio, que foram aproveitados e renovados para acolherem, por exemplo, uma sala destinada ao controlo anti-doping e um gabinete de primeiros socorros.

A obra de renovação do estádio é um investimento totalmente assumido pelo SC Covilhã e que, para o seu presidente, José de Oliveira Mendes, representa “um sonho que está a tornar-se realidade”.

Os objetivos primordiais que levaram à concretização deste projeto foram, segundo José de Oliveira Mendes, “dar melhores condições aos sócios”, sobretudo tendo em conta as características climatéricas da região, e aos atletas, uma vez que “o Sporting Clube da Covilhã vive da equipa profissional de futebol e anda tudo em redor dela”.

Com as novas bancadas central e nascente, o Estádio José Santos Pinto passa a ter uma lotação a rondar os 3 500 lugares sentados. O projeto futuro do presidente do clube passa, contudo, por aumentar este número até aos cinco mil, através de uma nova obra que irá envolver a continuidade da renovação da bancada poente (central) e a construção de uma nova bancada no topo Sul.

Entre outros projetos, José de Oliveira Mendes ambiciona, também, a substituição do atual relvado, que contabiliza já 35 anos. Promete, contudo, que essas empreitadas – e outras que guarda na “manga” – só avançarão quando o SC Covilhã tiver capacidade financeira para os mesmos. “O clube tem as contas todas em dia, não tem dívidas e eu quero que continue assim. Por isso, só fazemos obras quando temos dinheiro para as pagar. Foi assim com este projeto e será assim com os projetos futuros que irei concretizar a breve trecho”, garantiu o dirigente, prestes a completar, em setembro, 14 anos na presidência do clube que habita o estádio "mais alto" de Portugal continental (800 metros acima do mar).