Skip to main navigation Skip to main content

Anuário financeiro do futebol português - EY e Liga Portugal

Liga Portugal | 31/05/2019

Análise da evolução económica e financeira do Futebol Profissional português

A Liga Portugal e a consultora EY apresentaram, pelo segundo ano, o Anuário Financeiro do Futebol Português, referente à época 2017-18. Este documento corresponde a uma análise da evolução económica e financeira do Futebol Profissional português. Trata-se de mais um contributo para a transparência do futebol profissional, revelando ao público, de forma agregada, os grandes números financeiros das Sociedades Desportivas e como estes evoluíram.

Das grandes conclusões foi possível identificar a desigualdade financeira entre as Sociedades Desportivas, que pode coloca em causa a própria competitividade das Competições.

O Anuário conclui também que o futebol profissional contribui de forma direta:

- Com cerca de 396 milhões de euros para o Produto Interno Bruto
- Quase 2 mil postos de trabalhos em Portugal
- Mais de 24 milhões euros em contribuições fiscais
- Mais de 626 milhões de euros em receitas
- Mais de 0,2% do PIB Nacional impacto direto

Sobre estes dados, Miguel Farinha, Transaction Advisory Services Leader da EY, salientou que “o objetivo deste projeto é dar uma imagem da evolução económica e financeira do Futebol Profissional Português.” “Neste documento, poderemos observar que o Futebol Profissional, representado pela Liga Portugal e Sociedades Desportivas, contribui diretamente para a economia com mais de 396 milhões de euros para o Produto Interno Bruto (PIB). No entanto, registou-se uma ligeira redução face ao registado na temporada passada, revelando dependência financeira de uma estrutura de receitas com potencial comercial pouco explorado. Torna-se assim importante para a sustentabilidade do Futebol Profissional, repensar o peso de componentes variáveis como os ganhos de transações de atletas na receita, aumentando e diversificando as fontes de receita operacional das Sociedades Desportivas. Como país produtor de talento de excelência e de atuais campeões europeus, está na altura de criar todas as bases para o conservar”, esclareceu.