Skip to main navigation Skip to main content

Vilafranquense e Casa Pia em ação de Integridade

Liga Portugal | 06/11/2019

Clubes que esta época subiram ao Futebol Profissional em palestra para combate ao Match Fixing

A “Integridade no Futebol” esteve esta quarta-feira numa ação de sensibilização de Match Fixing dada aos plantéis do Vilafranquense e do Casa Pia AC, à semelhança do que já aconteceu com todos os outros clubes da Liga NOS e da LigaPro.

Estes dois clubes, que esta temporada subiram à LigaPro, ainda não tinham recebido a ação de Integridade e ontem foi a vez de ouvirem os avisos e explicações dados pelo Diretor Jurídico da Liga Portugal, Paulo Mariz Rozeira, pela Jurista da FPF, Ana Marques, e pelo Secretário Geral do Sindicato de Jogadores, João Oliveira.

Os jogadores dos dois clubes ficaram a saber que não podem apostar em futebol, traduzindo-se isso em crime e infração disciplinar e tomaram também conhecimento das sanções a quem prevaricar no caso de apostas. Por exemplo, um jogador que aceite manipular um jogo por causa de uma aposta será punido com uma pena de suspensão que pode ser superior a 10 anos, a que se junta uma suspensão disciplinar de 1 a 5 anos e uma multa de 357€ a 21.675 € .

Esta é a moldura mais grave, mas um jogador que não aceite ser corrompido e que opte por influenciar um terceiro a fazê-lo, ou até mesmo um jogador que conheça e não denuncie um ato de corrupção, será igualmente punido civil e desportivamente.

O Match Fixing é um flagelo que as três instituições querem banir do Futebol português e, para isso, relembraram aos jogadores que a plataforma Integridade.pt tem ligação direta à Polícia Judiciária, sendo o sítio certo para efetuar denúncias.