Skip to main navigation Skip to main content

Pedro Proença marcou presença no Congresso da CIP

22/10/2019
headline image

“O Valor do Associativismo Empresarial”, foi o tema em discussão no painel de abertura, que contou com a participação da Liga Portugal

Realizou-se hoje, no Centro de Congressos do Estoril, o Congresso anual da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), dedicado ao tema: “Portugal: Crescimento ou Estagnação? A resposta está nas empresas!, num evento que contou com a presença do Presidente da Liga Portugal, Pedro Proença.

António Saraiva, Presidente da CIP, fez as honras da casa e deu o pontapé de saída para o debate do papel das empresas no desenvolvimento da economia.

Já o Presidente da Liga Portugal, Pedro Proença foi orador do primeiro painel denominado “O Valor do Associativismo Empresarial”, cuja moderação esteve a cargo do jornalista Pedro Pinto e onde estiveram representadas empresas como a Altice, Mercadona, Indico Capital Partners, Farminveste.

Pedro Proença, na sua apresentação, deu destaque ao modo como hoje o futebol é visto em termos globais, realçando que “o futebol hoje tem uma representatividade que permite ser vistos como uma indústria”. “Uma indústria que tem um peso significativo. Representamos cerca de 0,2% do PIB, mais de 2000 postos de trabalho diretos, a nossa receita anual ultrapassa os 600M€ de receitas e pagamos mais de 24M€ de impostos. Desde 2015 quando assumimos esta responsabilidade o futebol posicionou-se como uma verdadeira indústria”, referiu.

O líder da Liga frisa ser “fundamental olhar para o futebol profissional enquanto atividade económica e que necessita um modelo sustentável de crescimento”, acrescentando: “Hoje em dia, o futebol posiciona-se como uma das indústrias com maior relevância.”

Pedro Proença falou ainda das linhas de orientação estratégicas e dos cinco eixos estratégicos prioritários: Afirmação da Liga Portugal; Valorização das Competições; Industrialização do Futebol português; Aposta no Digital; Internacionalização da liga Portugal e do o modelo de distribuição dos direitos televisivos em Portugal.

“Temos a clara noção do que valemos hoje, no mercado nacional e internacional. A centralização dos direitos audiovisuais será um tema marcante, obrigatoriamente discutido e é um dos grandes desafios”, destacou o responsável da Liga.

O Congresso da CIP prolongou-se durante o dia, com a cerimónia de encerramento a cargo do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.