Skip to main navigation Skip to main content

O preço do futebol distrital

Liga Portugal | 13/09/2024
headline image

Manuel Nunes, presidente da AF Leiria, numa conversa sobre financiamento

O custo do futebol distrital foi o mote do painel com o presidente da Associação de Futebol de Leiria, Manuel Nunes, no segundo dia de programação do Thinking Football Summit, no Super Bock Arena, no Porto.

“A AF Leiria representa 125 clubes, 850 equipas e 250 atletas. Entre as 22 Associações Distritais e Regionais, estamos em sexto lugar no ranking ao nível do futebol, terceiro no futsal e primeiro no futebol de praia. Temos 2600 dirigentes, 950 treinadores, 220 árbitros. O futebol em Leiria movimenta cerca de 30 mil pessoas por semana. Temos um orçamento de cerca de 1,2 milhões de euros, mas, a nível de financiamento, este não sofre alterações há 15 anos”, referiu Manuel Nunes.

O apoio dos municípios, dos clubes e das famílias é apontado pelo presidente da AF Leiria como o tridente que suporta o futebol distrital, e considera insuficiente o apoio do poder central.

“Neste quadro, temos aumentado o nosso número de praticantes. Mas mais praticantes implicam mais treinadores, mais árbitros e mais infraestruturas. O apoio das empresas também é importante, mas continuamos a fazer mais com menos”, sustentou Manuel Nunes.