
O Delegado da Liga é o agente desportivo que o Departamento de Competições da Liga Portugal nomeia para cada um dos jogos das competições que organiza com a responsabilidade de:
A Liga Portuguesa de Futebol Profissional publica, na sua página WEB, toda a informação relativa ao concurso em causa.
Os prazos serão comunicados atempadamente, sendo que serão distribuídos em 9 fases:
Formação equivalente ao 12º ano de escolaridade, desde que:
Os primeiros 8 classificados serão considerados Delegados Estagiários da LIGA Portugal, e frequentarão um estágio de uma época desportiva, assinando um Contrato de Prestação de Serviços com a Liga Portugal;
O Estágio Curricular consistirá em formação contínua (presencial e a distância) e na prática supervisionada em número de jogos a fixar pela Direção de Competições;
Os critérios de avaliação do Estágio Curricular serão anunciados pela Direção de Competições após o processo de seleção.
A Liga atribuirá um valor de 67,5€ por cada jogo em que o Delegado Estagiário intervenha, bem como outros materiais de apoio para a realização das suas tarefas.
Os dois Delegados Estagiários que obtiverem melhor classificação no Estágio Curricular, integrarão, na época seguinte, a categoria de Delegado Principal da Liga Portugal.
Os restantes candidatos aprovados serão considerados Suplentes e poderão integrar a categoria de Delegado Principal, em função das vagas existentes para completar o Quadro de Delegados da Liga Portugal.