Skip to main navigation Skip to main content

Projectos para o Quadriénio 2019-23

A estratégia futura do futebol profissional português deve ser desenhada para a promoção da sua valorização económica e desportiva e para o seu reposicionamento no top 5 das ligas europeias.

Neste sentido, é fundamental que esta fomente a concertação entre os clubes, ultrapassando os constrangimentos existentes e promovendo o diálogo social.

A Liga Portugal deve-se afirmar como o agente promotor da mudança, sendo necessário adquirir maior notoriedade e protagonismo no futebol português e no contexto internacional.

Aceda à brochura completa AQUI

news image

Modelo de Governação

Aprovar e implementar um novo modelo de governação credível, democrático e profissional, que facilite a tomada de decisão e garanta maior transparência e responsabilização da gestão, a todos os níveis

news image

Estudo de imagem da Liga Portugal

Promover estudo para aferir como o organismo é percepcionado pelos seus principais stakeholders, avaliando o posicionamento da instituição e projectando estratégias que promovam as marcas associadas ao futebol profissional português

news image

Programa de Trainees Liga Portugal - Sociedades Desportivas

Desenvolver programa para aquisição e retenção de talento

news image

Arquitectura Orgânica da Liga

Reforçar a estrutura da Liga para acompanhar as necessidades crescentes, permitindo desenvolver e implementar as estratégias e projetos no futuro

news image

Profissionalização

Reforçar o grau de profissionalização da gestão dos níveis superior e intermédio e aumentar o grau de qualificação académico e experiência internacional dos quadros

news image

Formação

Adotar uma política de formação contínua, permitindo o fluxo de profissionais entre a Liga Portugal e as várias instituições de futebol no mundo

news image

Pós-Graduação de Gestão

Capitalizar a pós-graduação atual para atrair referências internacionais para o efeito de formação interna 

news image

Pos-Graduação de Comunicação

Realizar Curso de Pós-Graduação de Comunicação no Futebol Profissional, em parceria com a Faculdade de Comunicação Social de Braga da Universidade Católica

news image

Monitorização

Institucionalizar uma sessão de acompanhamento e monitorização do plano estratégico numa base semestral

news image

Reunião de Quadros

Promover uma reunião de quadros com periodicidade semestral

news image

Reporting e Responsabilização

Consolidar a política de reporting e de responsabilização

news image

Fontes de Receita

Alargar e otimizar as fontes de financiamento, com aposta na atividades comercial e, desta forma, reforçar a posição financeira

news image

Direitos Televisivos

Promover estudo de suporte para avaliação à viabilidade da negociação no futuro dos direitos televisivos

news image

Centro de Estudos

Criar um Centro de Estudos e Investigação sobre o Futebol Profissional Português, em estreita articulação com o meio académico

news image

Observatório

Criar um observatório integrador, dinâmico e atual sobre o fenómeno do futebol em Portugal

news image

Think Tank

Aprofundar a vertente de laboratório de ideias, estimulando sinergias e complementaridades com outras entidades

news image

Embaixadores

Utilizar o projeto dos Embaixadores como promoção do futebol pela positiva, da cultura e valores da Liga e das suas competições

news image

Comunicação

Reformular e redimensionar a estratégia de comunicação da Liga Portugal, procurando autonomizar o lado institucional do lado mais operacional

news image

Media

Fomentar uma nova agenda junto dos media, atores políticos e desportivos e das organizações internacionais, adotando uma estratégia mais interventiva nos diversos palcos

news image

Agregação

Protagonizar uma mega-campanha multimédia que evidencie as vantagens da agregação para os intervenientes no futebol profissional 

news image

Qualificação

Realizar estudo para implementação de ações coletivas orientadas para a qualificação das Sociedades Desportivas

news image

Fundação do Futebol

Ativar a Fundação, colocando a responsabilidade social ao serviço da marca. Lançar uma iniciativa de responsabilidade social emblemática por época

news image

Sede Liga Portugal

Implementação / requalificação de melhores condições infraestruturais para acompanhar a evolução das necessidades que se avizinham nos próximos anos

news image

Brand Equity

Desenvolver estratégia de colocação da Liga Portugal junto das grandes marcas para crescimento institucional nos mercados à imagem das ligas europeias de topo

news image

Controlo Financeiro

Desenvolver uma ferramenta digital que monitorize as contas das Sociedades Desportivas, e.g. rácios financeiros vs. metas definidas pela UEFA, suportada por um sistema de alertas

news image

Licenciamento

Solidificar o Manual de Licenciamento para participação nas competições nacionais, tendo como base o referencial das competições europeias

news image

Pressupostos

Renovar os pressupostos para participação nas competições

news image

Apostas Desportivas

Criar uma casa de apostas desportivas oficial da Liga Portugal, que seja potenciadora de novas receitas

news image

Metas Fair-Play

Criar um quadro progressivo de implementação de metas de fair-play financeiro inspirado nos parâmetros de fair-play financeiro da UEFA 1.0 e de fair-play financeiro da UEFA 2.0

news image

Análise do Investimento Externo

Colaborar com o poder governamental e administrativo em temas estruturantes, com vista a captar investimento internacional no futebol português

news image

Pacto para o Futebol

Criar documento sobre valores a promover e conduta a adotar dos agentes do futebol

news image

Prémios Fair-Play

Valorizar os prémios de fair-play, adicionando recompensas e aumentando a visibilidade mediática

news image

Grupos de Trabalho

Promover os Grupos de Trabalho da Liga Portugal que juntam os técnicos com capacidade de influência na gestão dos clubes

news image

GLT

Estudar a possibilidade de implementação da tecnologia de golo (GLT) na Liga NOS

news image

Tecnologia

Implementar uma tecnologia de apoio à análise de jogo (e.g. tactical feed), bem como de análise automática (e.g. tracking disponibilizado a todas as equipas).

news image

Plataformas

Desenvolver as plataformas existentes com adição de novas funcionalidades

news image

Fan ID

Criar o conceito de Fan ID para a credenciação de todos os adeptos de futebol que vão aos estádios

news image

Informação Institucional

Criar uma ligação de dados dos serviços entre a Liga Portugal e a Federação Portuguesa de Futebol 

news image

Comentadores Desportivos

Desenvolver ações de formação para os comentadores desportivos. Disponibilizar informação a fim de promover o lado saudável do futebol

news image

FairPlay

Liderar campanhas de estímulo ao fairplay e promoção do espectáculo junto dos adeptos

news image

Conteúdos

Aumentar a criação de conteúdo educativo, festivo, positivo e cívico do futebol enquanto espetáculo desportivo de cariz familiar

news image

Consumidor

Promover estudo sobre o perfil do consumidor atual, configurando estratégias comerciais diferenciadas para os diferentes perfis de adeptos

news image

Formação

Desenvolver ações de formação e fóruns para vários tipos de agentes do futebol, incluindo jogadores, treinadores, directores de campo, delegados ao jogo e dirigentes

news image

Famílias

Estimular a presença de famílias nos estádios com programa de iniciativas orientadas para o efeito

news image

Pink Fan

Fomentar a presença de público feminino com o programa de iniciativas orientadas para este segmento

news image

Público

Desenvolver mecanismos de engagement com os clubes que contribuam para a obtenção de mais público nos estádios.

news image

Fan Zones

Desenvolver e promover a sua proliferação

news image

Violência no Desporto

Conceber uma campanha para irradiar a violência no desporto em articulação com a Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto

news image

Programa Televisivo

Criar, em parceria com operadores televisivos, um programa semanal a realizar-se nas imediações do estádio e à margem de um jogo

news image

Modelo Competitivo

Promover um estudo para a otimização do modelo competitivo e identificação da melhor arquitetura entre competições

news image

Transmissões Televisivas

Criar proposta de guia de realização que harmonize a produção e transmissão dos jogos e promova o espetáculo.

news image

Estádios

Promover a qualificação dos estádios e acessibilidades com elaboração de caderno de encargos

news image

Fiscalidade

Implementar uma campanha que promova um estatuto de benefícios fiscais para os futebolistas

news image

IVA Bilhética

Defender, junto das entidades competentes, a redução do IVA dos jogos de futebol para 6%

news image

Seguros de Acidentes de Trabalho Desportivo

Defender uma objetividade clara da lei para diminuir os prémios de seguro pagos pelas Sociedades Desportivas

news image

Naming Sponsor

Apostar no incremento das propriedades para o naming sponsor

news image

Business Plan

Elaborar um Business Plan exequível e mensurável

news image

Departamento Digital

Criar o Departamento "Digital" (autónomo), com um orçamento e estrutura adequados aos desafios futuros

news image

Estratégia

Aprofundar a estratégia de desenvolvimento dos canais, com elaboração de estudo para maximização do seu retorno

news image

Comunicação / Marketing

Implementar um novo modelo de articulação entre a comunicação e o marketing 

news image

Branding

Capitalizar as plataformas digitais da Liga Portugal para efeitos do branding e buzz para geração de tráfego e conversões (desenvolvimento)

news image

Ferramentas

Promover estudo que analise as ferramentas a utilizar (e.g. SEO, CRO, etc.) e o retorno dos investimentos em MKT digital

news image

Sponsoring

Definir uma estratégia de sponsoring

news image

Sociedades Desportivas

Incentivar as Sociedades Desportivas a definir e implementar uma estratégia digital, com a criação de um caderno de encargos digital.

news image

Conteúdos

Conteúdos digitais que estimulem a adição dos adeptos de diferentes geografias aos seus ídolos que militam nas competições nacionais

news image

Bloggers e Youtubers

Utilizar bloggers e youtubers internacionais que promovam a espetacularidade das competições e seus intervenientes

news image

Parceiros

Buscar sinergias para desenvolvimento de projetos junto de grandes players da área digital

news image

E-Commerce

Desenvolver uma plataforma integrada de e-commerce (com as SD’s) pela via da venda online de merchandising

 

news image

eSports

Reforçar a aposta nos e-sports e no gaming
 

news image

E-Liga

Qualificação e valorização internacional do E-Liga

news image

E-Adepto

Criar, qualificar e valorizar internacionalmente o conceito do E-Adepto.

news image

Liga TV

Valorizar os conteúdos digitais através do canal LIGA TV (sob a forma de plataforma de vídeo-on-demand e/ou webTV

Operador de Digital Media

Implementar estratégia de criação de operador de digital media (sob a forma de plataforma de vídeo-on-demand e/ou webTV).

news image

Internacionalização da Liga

Elaborar um plano de internacionalização da Liga Portugal, com os adequados recursos humanos, materiais e financeiros

news image

Departamento

Criar, formalmente, o Departamento de "Internacionalização" no organigrama interno da Liga Portugal

news image

Direitos televisivos internacionais

Promoção de estudo de suporte para avaliação à viabilidade da negociação centralizada dos direitos televisivos
internacionais

news image

Bid Internacional

Preparar roadshow para colocação de bid internacional 

news image

Financiamento

Desenho e implementação de ações coletivas e/ou projetos conjuntos para financiamento da internacionalização
(e.g. PT2020)

news image

Loja Liga Portugal

Criação de lojas da Liga Portugal nos principais aeroportos do país.

 

news image

Fan Zones

Criar fan zones simultâneas fora do país junto das comunidades portuguesas

news image

Agências Internacionais

Promover uma maior aproximação às agências internacionais

news image

Parcerias

Estabelecer parceria com player internacional de relevo

news image

Taça da Liga

Desenvolver e implementar processo de internacionalização da Taça da Liga.

news image

Formação e Consultoria

Realizar ações da formação e desenvolver projetos de consultoria junto de países pertencentes aos PALOP

news image

Embaixadores

Utilizar os Embaixadores como promotores da Liga, das suas competições e Sociedades Desportivas nos mercados externos

 

news image

Base de Dados

Base de dados de jogadores com distintos conteúdos audiovisuais, que permita desenvolver conteúdos, facilitando interações com parceiros internacionais e enriquecendo a Liga TV

news image

Feiras Internacionais

Participação para promoção da Liga e das competições

news image

Competições

Criar competições internacionais (e.g. Torneio Quadrangular, Copa Ibérica)

news image

Cooperação

Definir protocolo que permita a utilização conjunta de escritórios internacionais

 

news image

Benchmark

Adotar a La Liga como benchmark estratégico