O hotel Vila Galé Collection, em Braga, é o local eleito para a primeira edição do evento, no qual se debatem diversos temas relacionados com o futebol e os media
A primeira edição do FuteCOM, decorre, hoje, quinta-feira, 24 de janeiro, no Hotel Vila Galé Collection, em Braga. O Encontro Nacional de Gabinetes de Comunicação e Imprensa do Futebol Profissional assume-se como uma plataforma de formação, debate e partilha de experiências, entre profissionais portugueses e estrangeiros, que trabalham nas áreas da comunicação, assessoria de imprensa e marketing do futebol profissional.
O Presidente da Liga Portugal, Pedro Proença, fez o discurso de abertura da sessão. De seguida, Joris Evers, Diretor de Comunicação Global da LaLiga, fez uma apresentação sobre a estratégia de comunicação para a internacionalização do principal campeonato espanhol. Ainda antes do coffee break, foi dada a possibilidade aos presentes de colocarem algumas questões aos oradores.
Retomada a agenda, foi tempo de “Mesa Redonda: Futebol e Media”, com Manuel Queiroz, o Presidente do CNID (Clube Nacional de Imprensa Desportiva), a ser o moderador convidado. Juan Ignacio Gallardo, Diretor do jornal “Marca”, de Espanha, Nuno Ferreira, Diretor de Informação da Sport TV e Alberto Colombo, Vice-Secretário-Geral da European Leagues (EL), foram os oradores convidados para a sessão.
Ainda antes do intervalo para almoço, Vasco Marques, Formador e CEO da Web2Business, apresentou um workshop de comunicação nas redes sociais.
Para a tarde, fica reservada a apresentação de “Ética e Relações Públicas – uma questão de identidade profissional”, levada a cabo por Gisela Gonçalves, Presidente do Departamento de Comunicação e Artes e Diretora do Mestrado em Comunicação Estratégica: publicidade e relações públicas, da Universidade da Beira Interior (UBI), seguido de uma sessão de debate e perguntas e respostas.
Também a “Ética na Comunicação do Futebol Profissional” será tema, em nova mesa redonda, com o Coordenador de Programas da Sport TV, Luís Miguel Pereira, a moderar a discussão. Pedro Proença, Presidente da Liga Portugal, João Paulo Rebelo, Secretário de Estado da Juventude e Desporto, Joaquim Fidalgo, da Universidade do Minho e Vasco Ribeiro, da Universidade do Porto, serão os quatro oradores presentes.
As conclusões do FuteCOM 2019, vão ser apresentadas por Daniel Sá, Diretor Executivo do IPAM (Instituto Português de Administração e Marketing), com a análise do “A Comunicação do Produto Futebol: o Caso Português”.
Por fim, será lançada a segunda edição do FuteCOM 2020, ficando a sessão encerrada com o discurso de encerramento, levado a cabo pela Diretora Executiva Coordenadora da Liga Portugal, Sónia Carneiro.