Skip to main navigation Skip to main content

Troféu Liga NOS

14/05/2017
headline image

O troféu que consagra o vencedor da Liga NOS resulta da definição, pela Liga Portugal, dos conceitos de União, Memória, Identidade e Glória, caracterizadores da principal prova do futebol profissional português.

O seu primeiro detalhe, e porque não há topo sem base, é a colocação do nome de todos os clubes que já competiram na prova, desde 1995/1996, época em que a Liga Portugal iniciou a organização dos campeonatos profissionais.

Um pouco mais acima, ainda antes do corpo da taça, abrilhanta-se o seu tom cinzento com a inclusão de 18 estrelas, que simbolizam o número de equipas que participaram na Liga NOS na atual temporada.

Os braços torcidos do troféu – que pretendem demonstrar as dificuldades da competição – conectam a base ao topo e referenciam o trajeto percorrido durante a primeira e segunda voltas, “porque ao fim da batalha é a vitória”.

A exaltação da identidade portuguesa é feita, simultaneamente, no corpo, através da inscrição frontal das Cinco Quinas, e no verso, o poema intitulado “Se me vem tanta glória só de olhar-te», da autoria de Luís de Camões, aludindo ao lado emocional do sucesso.

No topo, localizam-se quatro castelos – outro símbolo histórico luso –, representativos do espirito de conquista, dando direito à inscrição, em cor dourada, do nome do campeão, juntando-se aos anteriores vencedores, também eles presentes e honrados no troféu.