Os prémios Fair-Play são atribuídos, todas as épocas desportivas, a uma equipa e jogador da Liga Portugal Bwin e Liga Portugal 2, respetivamente. Este ano o prémio muda de nome em homenagem, ao antigo jogador e Embaixador da Liga Portugal, Neno, e, desse modo, o prémio passa a designar-se Prémio Neno.
Uma homenagem mais do que justa, não só pelo seu Fair-Play em cada conversa, em cada palavra, mas também pelo sorriso marcante que simbolizava a luz e a paz que tinha e transmitia a todos. Esta homenagem ficou marcada pela entrega por parte do Presidente da Liga Portugal, Pedro Proença, e do Presidente do Vitória SC, Miguel Pinto Lisboa, de um troféu e uma camisola à mulher de Neno, Simone, e à filha, Juliana.
Estes prémios são contabilizados através do formulário preenchido no final de cada encontro pelos Delegados ao jogo, de acordo com o Regulamento do Fair-Play, resultante do anexo ao Regulamento de Competições da Liga Portugal.
Como critérios de avaliação surgem os cartões amarelos e vermelhos, o respeito pelo adversário e pelo árbitro e ainda o comportamento do público e agentes desportivos, parâmetros avaliados pelos Delegados em todos os jogos da competição. Na temporada 2020-21, Moreirense FC e SC Covilhã são as equipas vencedoras do prémio Neno, enquanto Luiz Díaz, do FC Porto e Ivo Gonçalves, do FC Vizela, reuniram as avaliações mais positivas no cômputo das 34 jornadas das duas competições do Futebol Profissional.
“O fair-play é muito importante e é com muito prazer que vou receber este prémio”, salientou Luis Diaz.
“Quero agradecer à Liga Portugal por este prémio fair-play. Este troféu representa muito para o FC Vizela e é sinal do que somos, ao respeitar adversários e zelarmos pela integridade”, destacou Ivo.