Organismo que tutela o Futebol Profissional com certificação Anticorrupção
Esta quinta-feira decorreu, na sede da Liga Portugal, a cerimónia de certificação da norma ISO 37001 – Sistema de Gestão Anticorrupção, passando, assim, a ser a primeira organização desportiva com esta certificação. Na cerimónia estiveram presentes Pedro Proença, Presidente da Liga Portugal, João Paulo Rebelo, Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, e Raquel Sanmartín, Líder da Unidade de Certificação da APCER.
Após um processo de implementação do Sistema de Gestão em questão, com o apoio da PGM Consultores e avaliado através de auditorias de acompanhamento em todos os departamentos, garantindo o cumprimento dos requisitos da norma, a Liga Portugal foi certificada pela Quality Austria, organismo de certificação austríaco, e acreditado para a prestação de serviços de certificação de acordo com esta norma internacional, representado em Portugal pela APCER.
Pedro Proença, Presidente do organismo que tutela o Futebol Profissional, relembrou que, com esta certificação, “a Liga Portugal é hoje a primeira entidade desportiva europeia certificada com a norma ISO 37001 - Sistema de Gestão Anticorrupção”, defendendo que “o caminho do rigor e da transparência é fundamental para os próximos passos que queremos atingir. A marca, a credibilidade e defesa da integridade das competições são os valores maiores que queremos seguir”.
Já para João Paulo Rebelo “esta certificação é muito importante para a Liga Portugal, mas, sobretudo para o nosso país. No fundo, é a assunção clara de compromissos de uma responsabilidade que a Liga agora tem com um conjunto de procedimentos, com um conjunto de práticas que são, eu diria, as boas práticas, que estão alinhadas com as próprias políticas do Governo; com o reforço da integridade, da transparência, dos valores verdadeiramente fundamentais que o desporto também pode transmitir e com a exclusão de quem não vem por bem, que chega com más intenções, ou quem tem intuitos criminosos. Este é o compromisso que a Liga faz e está de parabéns por isso”, concluiu o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto.
Também Raquel Sanmartín salientou a “importância muito grande desta certificação” pelo facto de a Liga Portugal ser a primeira entidade desportiva a conseguir este feito. “No ano em que a APCER celebra 25 anos, é para nós importante continuarmos a ser um parceiro da Liga Portugal, contribuindo para o seu desenvolvimento e para a sua sustentabilidade. A norma internacional ISO 37001 de sistemas de gestão antissuborno fornece às organizações uma série de medidas que poderão adotar, de forma proporcional e razoável, para prevenir, detetar e gerir comportamentos delituosos de suborno, cumprindo com a legislação e com outros compromissos adquiridos de forma voluntária”.
“Em segundo lugar, por ser uma certificação anti-corrupção, bastante diferente das certificações tradicionais, que estamos mais habituados a ver, como a 9001, ou a 14001 do ambiente. Esta certificação tem como objetivo prevenir, identificar e reduzir o risco de ocorrerem atos que possam ser considerados de corrupção ou suborno. Esta certificação mostra, por isso, um posicionamento muito claro nos valores da integridade, da transparência, do rigor, da defesa do espetáculo; que no setor de atividade onde trabalha a Liga Portugal faz todo o sentido. Esta certificação é um marco e ainda bem que começaram a fazê-lo, clubes e outras organizações que trabalham no setor e que acompanham este processo de integridade, do bom nome da indústria do desporto”, reforçou a Líder da Unidade de Certificação da APCER.
Este foi, assim, mais um passo fundamental no caminho para uma maior credibilidade do Futebol Profissional, que conta agora com a implementação de um Sistema de Segurança Anticorrupção, onde todas as atividades da Liga Portugal passam a ser reguladas através de uma Política e um Código de Transparência Anticorrupção.
De relembrar que o organismo que tutela o Futebol Profissional tem vindo a garantir diversas certificações neste âmbito, tendo sido a primeira Liga da Europa a contar com a certificação da norma NP EN ISO 9001:2015, garantindo a adoção de um Sistema de Gestão da Qualidade, e ainda da norma NP EN ISO/IEC 27001:2013, no que concerne à Gestão da Segurança da Informação e que se reflete na proteção da informação associada à organização e regulamentação das competições de natureza profissional. Estas distinções de qualidade e segurança da informação estendem-se também à Fundação do Futebol.
As Políticas de Gestão podem ser consultadas em Liga Portugal.