Skip to main navigation Skip to main content

VIII Cimeira de Presidentes com centralização e programa de financiamento aos clubes

Liga Portugal | 22/02/2022

Estiveram presentes 33 Sociedades Desportivas nesta reunião que teve lugar esta terça-feira no Centro de Congressos da Alfândega do Porto

Realizou-se esta terça-feira a VIII Cimeira de Presidentes, que decorreu no Centro de Congressos da Alfândega do Porto e que contou com a presença de 33 Sociedades Desportivas – apenas o CD Nacional não marcou presença - e que terminou com uma série de conclusões, apresentadas pelo Presidente da Liga Portugal, Pedro Proença.

A reunião iniciou-se com uma breve apresentação de Pedro Proença sobre os números macroeconómicos do Futebol Profissional, recentemente publicados na 5.ª edição do Anuário do Futebol Profissional, bem como com a partilha das novas unidades empresariais da Liga Portugal, com destaque para a empresa Liga Centralização e a respetiva composição da estrutura de governance.

O primeiro ponto de trabalho da Cimeira de Presidentes incidiu na Centralização dos Direitos Audiovisuais, onde o CEO do SL Benfica e membro da Liga Centralização, Domingos Soares de Oliveira, expôs detalhadamente todo o trabalho realizado ao longo dos últimos 4 meses, pela empresa constituída para gerir este processo.

Foram abordados os vários pontos do plano de ação definido na anterior Cimeira de Presidentes, realizada em setembro de 2021, entre os quais os diferentes modelos que estão a ser alvo de estudo no propósito de se acelerar o início da negociação centralizada, no mais curto espaço de tempo possível, tendo sido apontada a época 2023-24 como data aspiracional para o efeito.

O segundo ponto de agenda da Cimeira de Presidentes referiu-se aos Programas Centralizados de Financiamento aos Clubes, e que vai acontecer a partir de junho deste ano. Este Programa, que foi apresentado pelo Diretor Executivo da Liga Portugal, Rui Caeiro, disponibiliza uma linha de 100 milhões de euros, valor ao qual os clubes podem concorrer, mediante concurso e após ser constituída a entidade centralizadora.

À saída, o Presidente da Liga Portugal, Pedro Proença, lembrou o lançamento da primeira pedra da Arena Liga Portugal e mostrou-se satisfeito com as conclusões da VIII Cimeira de Presidentes, reforçando a importância da centralização dos direitos audiovisuais:

"Em resumo, hoje tivemos mais uma Cimeira de Presidentes que foi antecedida pelo momento do lançamento da primeira pedra da Arena Liga Portugal. Relativamente a esta Cimeira, estiveram em discussão a Centralização dos direitos audiovisuais, onde foi feito um ponto de situação relativamente a onde nos encontramos e as datas que queremos alcançar. Será na empresa Liga Centralização, que serão discutidos os novos modelos de direitos audiovisuais, com a possibilidade de, a partir de junho deste ano, todos os clubes acederem a uma linha de crédito de cem milhões de euros."

Para além disso, António Gaspar Dias Ramos, Presidente do FC Penafiel, sublinhou que o processo de centralização se reveste como uma janela de oportunidade de crescimento para o Futebol Profissional . "A centralização é um objetivo comum a todos. Sabemos a imposição que a leis nos coloca mas estamos a tentar antecipar este processo, porque será importante para dar mais condições às Sociedades Desportivas. Estamos unidos naquilo que é a melhoria da competitividade do Futebol, até porque as Sociedades Desportivas pensam de uma forma comum", frisou.

Já Rui Fontes, Presidente do Marítimo M., destacou a relevância da união entre as Sociedades Desportivas em benefício da sustentabilidade das competições profissionais. "Como sabem é a primeira reunião que venho como Presidente do Marítimo M. Fiquei feliz, porque noto que há uma sensibilidade e união dos clubes muito grande, relativamente aquilo que acontecia no passado, para debater questões de extrema importância", referiu.

A IX Cimeira de Presidentes, de resto, ficou agendada para setembro de 2022.