45% dos jogadores inscritos no principal escalão do futebol português atuaram pelo menos uma vez numa equipa B
O Plano B, publicação anual da Liga Portugal focada no impacto das formações secundárias com passagem no Futebol Profissional português, disponibiliza, através de uma análise de dados extensa, um balanço desenvolvido destes dez anos desde o ressurgimento das equipas B.
Um dos dados de destaque desta edição, que analisa o ciclo 2012-2023, destaca o relevante papel das formações secundárias na Liga Portugal bwin, principal escalão do futebol Português. Contas feitas, 45% dos atletas inscritos em 2022-23 nesta competição foram utilizados, pelo menos uma vez, numa equipa B do futebol português.
Esta é mais prova do aproveitamento feito pelas Sociedades Desportivas no Talento nacional, quer para o rendimento desportivo durante as competitivas temporadas, quer, em alguns casos, pelas receitas financeiras que geram.
No caso da Liga Portugal SABSEG, em que militam, atualmente, SL Benfica B e FC Porto B, os números são ainda maiores. 55% dos jogadores inscritos nesta competição somaram minutos nos plantéis “B”.
Estes dados apontam que a retoma das equipas B, em 2012-2013, foi uma aposta ganha, pela importância que os jogadores que passaram nestas formações têm, atualmente, nos plantéis das competições profissionais em Portugal.