Skip to main navigation Skip to main content

Abel Ferreira é o Talento que marca o Mundo de outubro/novembro

Cria Talento | 29/12/2022

Embaixadores da Liga Portugal votaram no treinador do Palmeiras que venceu, recentemente, o Campeonato Brasileiro com oito pontos de vantagem face ao segundo classificado

Abel Ferreira é o “Talento que marca o Mundo” de outubro/novembro, repetindo, assim, a conquista que conseguiu no ano passado.

O treinador português do Palmeiras fez história no Brasil ao vencer o Campeonato Brasileiro, um troféu que lhe fugia desde que chegou ao país e que, agora, junta às duas Libertadores conquistadas de forma consecutiva, à Copa do Brasil e também à Recopa Sul-Americana.

“É um orgulho receber este prémio e sei que é um reconhecimento que marca o talento pelo mundo. Gostaria de partilhar este prémio com todos os treinadores portugueses, especialmente aos que trabalham no estrangeiro e que são muitos. O treinador português é muito competente e capaz de se adaptar a todos os contextos. É resiliente e vencedor. Por trás deste prémio está um clube, estão milhões de adeptos, está uma estrutura que me ajuda muito, uma equipa técnica cheia de personalidade e caráter e, claro, os grandes protagonistas que são os jogadores. Os treinadores dão as coordenadas e quem faz o caminho são os jogadores”, salientou Abel Ferreira, na companhia de Tiago Madureira, Diretor Executivo da Liga Portugal, de quem recebeu o prémio.

Questionado sobre a sua segunda conquista do prémio “Talento que Marca o Mundo” e aproveitando a sua frase de que o passado traz muita responsabilidade, Abel Ferreira foi muito claro: “Há uma coisa que nos deve caracterizar em qualquer profissão, a paixão e o amor que temos por aquilo que fazemos. É isso que nos faz estar mais próximos de sermos melhores todos os dias. Quando dás o melhor de ti, quando fazes o teu máximo de esforço de forma consistente para atingires os objetivos e tens amor e paixão por aquilo que fazes, qualquer um de nós consegue atingir aquilo que coloca na sua cabeça. É isto que me guia. Nunca me esqueço daquilo me trouxe até aqui, sei bem das dificuldades que enfrentei para chegar onde estou, e a cada dia que passa procuro valorizar o meu passado, mas percebendo que o futuro se constrói no presente”, destacou o treinador de 44 anos.

Abel Ferreira está no Palmeiras há três épocas, onde colecionou grandes conquistas e deixou a sua marca para sempre no futebol brasileiro. Ainda assim, guarda rasgados elogios ao percurso ascendente do futebol português. “O jogador português, assim como os dirigentes e treinadores portugueses, são muito competentes e valorizados. O reconhecimento do atleta português é enorme. Houve um grande desenvolvimento na estrutura do futebol português, alavancado pelo grande trabalho da Liga Portugal e da FPF. O que se tem feito pelo desporto português e, nomeadamente, pelo futebol é impressionante. A imagem que eu tenho olhando agora de fora para dentro é que o caminho é este, assim os de dentro valorizem aquilo que fazem diariamente. Eu só gostaria que aqui em Portugal nós tivéssemos o mesmo sentimento de orgulho e pertença que os brasileiros têm em relação ao futebol”, concluiu o técnico português.

Recorde-se que esta distinção evidencia o já vasto contingente de jogadores e treinadores cujo talento ascendeu no Futebol Profissional, através de eleição entre os Embaixadores da Liga Portugal.