Sociedades Desportivas do Futebol Profissional juntaram-se, no auditório do Estádio Municipal de Braga, numa sessão onde foram apresentadas propostas dos nove Grupos de Trabalho
A Liga Portugal realizou, esta quinta-feira, no auditório do Estádio Municipal de Braga, mais uma edição das Jornadas Anuais, onde estiveram presentes representantes das 34 Sociedades Desportivas.
Desta maneira, e na sequência das diversas reuniões mantidas pelos nove Grupos de Trabalho, chegou a altura de apresentar as conclusões e as propostas de alterações regulamentares, que surgiram de mais uma época de trabalho comum entre o organismo que tutela o Futebol Profissional e as Sociedades Desportivas.
As conclusões, de resto, serão agora levadas ao Grupo de Trabalho Regulamentar, que se encarregará de apresentar as propostas para alteração dos respetivos Regulamentos da Liga. Com efeito, e de entre o vasto trabalho desenvolvido ao longo de oito meses, destacam-se as principais propostas e conclusões.
Grupo de Trabalho das Competições
- Reformulação da Taça de Portugal e Taça da Liga, reduzida a uma Final Four, com possibilidade de internacionalização da prova;
- Acesso à Final Four via tabela classificativa da época transata;
- Necessidade de ajustar categorias às realidades internacionais (criação de quatro níveis de categorização);
- Importância da plataforma CAP e das Ligas Europeias para partilha de informação;
- A inscrição de agentes terá por base a acreditação via formação, num processo que deverá ser evolutivo;
- Nova redação do Enquadramento Regulamentar – Inscrições de jogadores desempregados de ‘longa duração’ – a propor no âmbito das alterações ao Regulamento de Competições 2023-24.
Grupo de Trabalho de Conteúdos e Media
- Produção do Manual de Realização Televisiva, numa aposta de melhoria do produto televisivo;
- Implementação da Plataforma de Acreditação, na qual já foram efetuados testes-piloto durante a presente temporada;
- Proposta de alteração regulamentar para que sejam indicados dois operadores de redes sociais por equipa, independentemente da condição de visitado ou visitante;
- Aumentar o número de conteúdos audiovisuais, como ‘Half Time Flash’ ou entrevistas exclusivas para a Liga TV, por forma a promover a Liga Portugal, mas sobretudo as Sociedades Desportivas.
Grupo de Trabalho de Financeiro
- Analisar o novo Modelo promovido pela UEFA (Finantial Fair Play) ao modelo interno;
- Necessidade de criação de uma estrutura autónoma, que trabalhe monotorização e implementação de um regulamento de controlo económico;
- Proporcionar uma distribuição justa e equitativa para o Futebol Profissional da, cada vez maior, receita obtida com as apostas desportivas;
- Acompanhar e sensibilizar a concretização das propostas de fiscalidade, de forma a potenciar impacto financeiro positivo para as Sociedades Desportivas;
- Rever a proposta de alteração à atual legislação, por forma a que seja promovida uma desoneração financeira dos gastos das Sociedades Desportivas;
- Analisar uma potencial solução de oportunidade para a elaboração de um programa centralizado de financiamento aos clubes.
- Efetuar follow-up e monotorização do processo do Totonegócio;
Grupo de Trabalho de Jurídico
- Necessidade de dar seguimento à revisão do CCT outorgado entre a Liga Portugal e o SJPF e a ANTF;
- Revisão global dos Regulamentos: Estatutos, Competições, Disciplinar, Arbitragem e Audiovisuais;
- Avaliar as alterações no Manual de Licenciamento implementados na época transata;
- Acompanhamento da proposta do Governo para a alteração do Regime Jurídico das Sociedades Desportivas;
- Elaborar proposta de alteração ao Regulamento de Arbitragem para acesso aos áudios e articulação com a FPF.
Grupo de Trabalho de Marketing e Comercial
- Criação de três novas propriedades comerciais: consumo de bebidas de baixo teor alcoólico nos estádios, combate à contrafação e à revenda ilegal de bilhética;
- Identificar necessidades que sejam passíveis de desenvolvimento para melhorar a experiência do adepto, por forma a aumentar o número de assistências, sobretudo jovens e famílias;
- Criar um modelo de licenciamento para produtos digitais, que possam ser explorados de forma centralizada pela Liga Portugal;
- Fomentar envolvimento de todas as Sociedades Desportivas no projeto eLiga Portugal.
Grupo de Trabalho de Planeamento Estratégico
- Avaliar as alterações efetuadas no Anuário no Futebol Profissional e melhorar a sua estrutura;
- Desenvolver e aperfeiçoar o Barómetro e Observatório da Liga Portugal, como um Centro de Estudos e Investigação do Futebol Profissional Português;
- Analisar as áreas de negócio previstas e identificar novas formas de rentabilização do novo edifício da sede da Liga Portugal;
- Identificar e monitorizar as principais entidades e linhas de incentivo existentes.
Grupo de Trabalho de Prevenção e Segurança
- Manter o acompanhamento permanente à evolução da Lei 39/2009 e às alterações legislativas da proposta de lei 44/XV;
- Promover formação contínua em matéria de segurança através da criação de orientações uniformes para o melhor desempenho das funções;
- Apostar numa crescente presença nos jogos do Diretor de Segurança da Sociedade Desportiva visitante;
- Criação de um Guia orientador direcionado aos Diretores de Segurança das Sociedades Desportivas;
- Definir as áreas de intervenção do Departamento de Segurança da Liga Portugal e identificação de boas práticas, nomeadamente ao nível da articulação de procedimentos.
Grupo de Trabalho de Tecnologia
- Analisar o sistema eLiga atual e recolher a experiência do utilizador nas plataformas para uma contínua evolução da plataforma em 2023-24;
- Necessidade de aquisição de software na área de tactical feed & tracking para todos os clubes da Liga Portugal bwin e Liga Portugal SABSEG;
- Sensibilizar as Sociedades Desportivas para comportamentos de segurança preventiva, que permitam elevar os níveis de segurança existentes nos sistemas digitais das Sociedades Desportivas;
- Desenvolver o conceito de ‘Estádio Digital’, por forma a proporcionar uma melhor experiência do adepto, assim como maior proximidade com o respetivo clube.
Grupo de Trabalho de Responsabilidade Social
- Melhoria das acessibilidades aos Estádios para pessoas com deficiência, nomeadamente no processo de bilhética, trajetos a percorrer, lugares de estacionamento, instalações e na experiência com o adepto;
- Dinamização de práticas de sustentabilidade ambiental junto dos adeptos;
- Promover a adoção de práticas que suportem a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para 2030;
- Amplificar ações de Responsabilidade Social pelas Sociedades Desportivas através da Fundação do Futebol – Liga Portugal;
- Autonomização da Responsabilidade Social, criando a sua própria estrutura, sob a forma de Fundação, assim como autonomia financeira.
Os Grupos de Trabalho 2023-24 voltam a 7 de setembro, altura em que se realizará a Reunião Magna em pleno Thinking Football Summit, para o arranque de mais um ano de trabalho, que culminará com as Jornadas Anuais, marcadas para 27 de fevereiro de 2024, no novo edifício da Casa do Futebol Profissional, a Arena Liga Portugal.