Skip to main navigation Skip to main content

Liga Portugal realizou 2.ª edição do Media Partners Day

Liga Portugal | 20/12/2022

Foram apresentados resultados dos Eixos de Intervenção definidos no início da época, todos com resultados concretos

Cumprindo a promessa feita na primeira edição do Media Partners Day, realizada a 3 de agosto deste ano, antes do início da época de Futebol Profissional, a Liga Portugal voltou a encontrar-se hoje com os órgãos de Comunicação Social, no Auditório da sede da Liga Portugal, no Porto. Em agosto, a Liga Portugal apresentou seis Eixos de Intervenção para a época 2022-23, todos, agora, com resultados concretos.

A implementação do modelo de exclusividade da Comissão de Instrutores levou à redução do número de processos pendentes, de 18 processos a 16 de setembro de 2022, para 4 a 2 de dezembro de 2022, bem como do prazo médio de instrução, que baixou de 88 dias na temporada 2021-22 para 32 dias a 2 de dezembro de 2022.

As medidas para fazer regressar os adeptos aos estádios revelaram-se um sucesso, com um aumento de 88,5% nas primeiras 13 jornadas da Liga Portugal bwin quando comparado com a temporada 2021-22 e de 20,4% na Liga Portugal SABSEG, retomando os números da temporada 2018-19. Neste âmbito, as várias propostas para fazer subir o tempo útil jogo mostraram-se um êxito, com o aumento na época 2022-23 de 5,4% em relação a 2021-22, com uma média, ao cabo de 13 jornadas, de 55,6%, ao nível da média das ligas “big five”.

Hoje a Liga Portugal proporciona um espetáculo mais seguro e atrativo. Esta época marca o início de funções do Diretor de Segurança da Liga Portugal, bem como do coordenador técnico da Área da Saúde, que mensalmente reúnem com Diretores de Segurança e departamentos médicos dos Clubes, criando, além disso, Grupos de Trabalho com a Associação Portuguesa de Defesa do Adepto (APDA) e a Autoridade para a Prevenção de Combate à Violência no Desporto (APCVD).

Além disso, a Liga Portugal, através da Liga Centralização, cumprirá as datas propostas pelo Decreto-Lei 22-b/2021, que estipula a época 2025-26 como data-limite para a apresentação de propostas do modelo de centralização ao Governo e Autoridade da Concorrência, e a época 2028/29 como o início da implementação do modelo centralizado dos Direitos Audiovisuais. Com vista ao ciclo pós-24 validou-se a manutenção do atual formato de 18 equipas nas competições existentes, redefinido os formatos da Allianz CUP e da Taça de Portugal, em colaboração com a FPF. Ambas as medidas foram já validadas na última Cimeira de Presidentes, que se realizou a 11 de novembro.

Também o aumento da competitividade dos Clubes e do sector é imprescindível para a Liga Portugal, e, através da relação com o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, promoveram-se propostas com vista às alterações do Regime de Seguros de Acidentes de Trabalho no Futebol Profissional, da Lei da Violência no Desporto e do Regime Jurídico das Sociedades Desportivas, com a Liga Portugal a participar ativamente junto do Governo para alterações legislativas fulcrais, como o Decreto-Lei das Apostas Desportivas e a Reformulação do enquadramento fiscal ao nível de IVA, IRC e IRS.

Por fim, e a pensar no futuro, a Liga Portugal apresentou contas positivas pelo sétimo ano consecutivo, com um resultado de 1,190 milhões de euros e com receitas de 22 milhões de euros na época de 2021-22, que permite apoiar de forma ativa as Sociedades Desportivas, com o Reforço do Fundo de Contingência em 288775,91 euros, totalizando agora 975,919,89 euros, com a criação do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento de Infraestruturas Tecnológicas, no valor de 550 mil euros, aos quais se junta o Programa Centralizado de Financiamento de Clubes, que atinge os 10 milhões de euros. Além disso, eventos como o Thinking Football Summit, que decorreu no Porto, em novembro, e que contou com mais de 15 mil visitantes e mais de 250 palestrantes, permite manter a Liga Portugal na liderança da discussão do futuro do Futebol, numa edição que se repetirá em 2023, novamente no Porto, de 7 a 9 de setembro.