Barómetro e Observatório da Liga Portugal revela estudo que coloca a Liga Betclic entre as mais competitivas da Europa, com base em vários parâmetros de análise
O Barómetro e Observatório da Liga Portugal assina mais um ‘report’ com selo de qualidade e que coloca a Liga Betclic como uma das mais competitivas da Europa, com base num estudo que envolve diferentes ângulos de análise. Também aqui, mais uma vez, estamos na linha de frente!
Olhando, primeiro, para a diferença pontual entre o 1.º e o 4.º classificados da Liga Portugal Betclic desde a época 2008-09 até à época atual, apenas considerando os jogos até à 15.ª jornada, conclui-se que é preciso recuar precisamente até 2008-09 para encontrar um valor inferior aos atuais 5 pontos de diferença. E se fizermos o mesmo exercício para os primeiros 5 classificados (diferença de 8 pontos), a conclusão é idêntica, ou seja, o último valor inferior registado foi também em 2008-09.
Entrando na comparação com as principais ligas europeias, a Liga Portugal Betclic está entre as ligas com menor diferença pontual entre os 2 primeiros classificados: 1 ponto. Apenas a La Liga (não existe diferença pois têm os mesmos pontos) tem valor inferior. Já na comparação da diferença pontual entre o 1.º e 4.º classificados das principais ligas europeias, a Liga Portugal Betclic apresenta um valor de 5 pontos de diferença, sendo a Premier League a única com uma diferença igual. O mesmo acontece se a comparação for relativa à diferença entre o 1.º e 5.º classificados. A Liga Portugal Betclic apresentou um valor de 8 pontos de diferença, sendo a Premier League a única com uma diferença inferior.
Noutra perspetiva, o ‘report’ olhou ainda para os confrontos entre os 4 primeiros classificados do campeonato (Sporting CP-FC Porto e SC Braga- SL Benfica), na 14.ª jornada. Antes desses jogos, a diferença pontual entre o 1.º classificado (Sporting CP) e o 4.º classificado (SC Braga) era de 2 pontos, o que, em jogos posteriores à 10.ª jornada, aconteceu pela última vez em 1967/68, ou seja, há mais de 50 anos! E foram várias as vezes em que o ‘top-4’ do campeonato se defrontou na mesma ronda, note-se.
Veja no slide em cima o ‘report’ completo sobre a competitividade.