Conferência da Pós-Graduação em Comunicação no Futebol Profissional juntou especialistas prestigiados na Liga Portugal Business School
Os alunos da Pós-Graduação em Comunicação no Futebol Profissional da Liga Portugal Business School tiveram, esta terça-feira, a oportunidade de participar numa conferência sobre Comentário Desportivo. O Auditório João Aranha, na sede da Liga Portugal, no Porto, recebeu Manuel Queiroz, Luís Freitas Lobo e Ricardo Rocha para uma conversa moderada por Gonçalo Guimarães, coordenador de Comunicação da Liga Portugal, que proporcionou um retrato dos desafios que se colocam a estes profissionais nos diferentes registos em que abordam o jogo.
Manuel Queiroz, presidente do CNID - Associação dos Jornalistas de Desporto, que os adeptos conhecem da Antena 1 e estão habituados a ver na CMTV ou a ler no Correio da Manhã, levou a este painel a experiência de um comentador com uma longa carreira no jornalismo. A condição de jornalista é relevante nesta função, notou, pois implica rigor e o cumprimento do respetivo Código Deontológico. "A linguagem é uma preocupação constante, uma vez que estamos a comunicar para muita gente", admitiu.
Autor de vários livros que celebram o Futebol, Luís Freitas Lobo, analista e comentador na Sport TV, no jornal O JOGO (onde assina a rubrica Planeta Futebol), e na TSF, onde participa no podcast Visão de Jogo, deixou na plateia essa marca da paixão pela modalidade e pela comunicação. "O que me atraiu foi o gosto de contar histórias e escrever", recordou quem, tantos jogos depois, continua a eleger o "França-Portugal de 1984" como "o mais marcante".
Ricardo Rocha assumiu-se como comentador na Sport TV depois de uma carreira ao mais alto nível nos relvados e transporta nas análises essa "experiência". Todos eles vivem expostos às críticas, circunstância com que o outrora defensa há muito se habituou a conviver e garante que "não afeta".