Direção Executiva da Liga Portugal e representantes das Sociedades Desportivas reuniram-se no Porto
Na lógica de encontros regulares com as Sociedades Desportivas, a Direção Executiva da Liga Portugal realizou, na tarde desta segunda-feira, uma reunião com Presidentes e representantes dos Clubes da Liga Portugal SABSEG.
No encontro, conduzido pelo Presidente da Liga Portugal, Pedro Proença, foram abordados diversos temas da atualidade e do interesse dos Clubes, nomeadamente o balanço da campanha ‘O Futebol És Tu’, o processo da bilhética digitalizada, um balanço quanto aos fundos de apoio às Sociedades Desportivas e outros desafios futuros.
No decorrer da reunião, os Clubes da Liga Portugal SABSEG manifestaram a sua preocupação com o futuro do Futebol Profissional, nomeadamente em temas como a Centralização dos Direitos Audiovisuais, processo que carece de articulação com a Federação Portuguesa de Futebol, e a questão dos Custos de Contexto, que continua a ser um fator limitador para a sustentabilidade e competitividade das Sociedades Desportivas e que exige um envolvimento de todos os agentes do Futebol português e do poder político. Matérias em que o Futebol Profissional tem de desempenhar um papel determinante nos próximos ciclos, tanto o desportivo como o governativo.
Relativamente aos temas mais específicos, começando pela campanha ‘O Futebol És Tu’, os Clubes manifestaram satisfação pela implementação e resultados da mesma, bem expresso no incremento de 89 por cento do número de adeptos presentes nos jogos da Liga SABSEG até à 21.ª jornada, num total de 344.132. Dados que comprovam o sucesso da aposta da Liga Portugal e dos Clubes no regresso dos Adeptos e das Famílias aos estádios.
Sobre a bilhética digitalizada, que visa envolver os Clubes numa plataforma uniformizada e simplificada de acesso generalizado a todos os Adeptos, as Sociedades Desportivas mostram-se empenhadas em fomentar o crescente envolvimento e potenciação deste projeto.
Quanto aos fundos de apoio ao Melhoramento de Infraestruturas e Apoio à Otimização Energética e Ambiental e à Produção Audiovisual, foi destacada a importância da atribuição destes mecanismos, os quais permitem a melhoria e o desenvolvimento dos recintos desportivos nas mais variadas valências. De referir que dos mencionados fundos resulta a distribuição aos Clubes da Liga Portugal SABSEG de um montante superior a €360 mil.