Helena Costa, vogal do Conselho de Administração da Fundação do Futebol – Liga Portugal, fez a entrega de bolas e de um cheque dois mil euros ao presidente da AF Viseu
Na estrada para celebrar as raízes do Futebol, o projeto Liga-nos o Talento esteve, este sábado, em Viseu, depois de uma passagem matinal pela Guarda. A Fundação do Futebol – Liga Portugal, com o apoio institucional da Missão Continente, está a percorrer o país para oferecer bolas e um apoio financeiro no valor de dois mil euros a cada uma das 22 Associações Distritais e Regionais (ADR), uma forma de sublinhar o reconhecimento pelo trabalho que desenvolvem junto dos jovens.
Não existe Futebol Profissional de excelência sem uma formação sólida. Esta ligação às bases é essencial no sucesso da indústria e é da mais elementar justiça enaltecer e apoiar quem se dedica a cultivar os sonhos que giram à volta de uma bola de futebol, conforme defendeu Helena Costa, vogal do Conselho de Administração da Fundação do Futebol: “É mais uma etapa de uma iniciativa da Fundação do Futebol com a ajuda do Continente que é muito importante, na minha perspetiva, para incentivar a identificação do talento desde a base, cultivar, sobretudo, valores, e proporcionar condições para que esse talento chegue ao topo da pirâmide, que é o maior foco da Liga. Sem o talento inicial e sem essa contribuição, nunca se chega ao topo com verdadeiro bom futebol e é esse o grande objetivo.”
Este roteiro agregador começou no interior transmontano, em Bragança e Vila Real, e passou já por Aveiro, Porto, Portalegre, Castelo Branco, Viana do Castelo, Braga e Guarda, e levará este tributo a todas as ADR. Foi Helena Costa quem fez a entrega simbólica de 20 bolas oficiais, bem como de um cheque de dois mil euros em Cartão Dá ao presidente da Associação de Futebol de Viseu, José Carlos Lopes, na iniciativa que contou ainda com a presença de Filipe Pais, secretário-geral da Fundação do Futebol – Liga Portugal, Helena Pires, CEO da Liga Portugal, Pedro Ribeiro, vereador da Câmara Municipal de Viseu, e Sandra Soares, responsável de loja do Continente Viseu, em representação da Missão Continente.
Filipe Pais realçou a importância deste projeto. “É com muito orgulho que a Fundação do Futebol faz mais uma paragem ao longo de 22 apeadeiros para que, no final da viagem, possamos dizer que conseguimos contribuir com mais alguma coisa para a formação dos nossos jovens atletas de futebol”, afirmou: “Esta ação Liga-nos o Talento tem um nome autoexplicativo e pretende promover algo que a Direção de Pedro Proença entende ser fundamental: reconhecer a importância da base do futebol para o crescimento, para a descoberta do talento, a fim de que ele, depois, possa germinar, crescer e, quem sabe, explodir com os enormes jogadores que Portugal tem conseguido fornecer. O que aqui estamos, hoje, a fazer é, de uma forma simbólica, também reconhecer o papel da AF Viseu, uma associação que conta com mais de 7500 atletas inscritos e que, numa parceria virtuosa com o Continente, tentamos de alguma ajudar, na medida das nossas possibilidades, oferecendo um conjunto de bolas para a formação e também um cheque do Continente que, de certeza, vai ser bem empregue neste processo absolutamente fundamental do crescimento da base, da formação da AF Viseu.”
José Carlos Lopes, presidente da Associação de Futebol de Viseu, declarou-se grato pelo apoio e pelo reconhecimento da Fundação do Futebol: “Queria agradecer à Liga Portugal esta iniciativa, em parceria com o Continente junto das ADR como a Associação de Futebol de Viseu. É muito importante, porque é a partir da base, onde formamos os nossos jogadores, que vamos alimentar as ligas profissionais. Este projeto Liga-nos o Talento, da Fundação do Futebol, ao proporcionar a esta associação um apoio, materializado num cheque e em bolas, ajuda-nos bastante no incremento das nossas seleções jovens.”
Pedro Ribeiro, vereador da Câmara Municipal de Viseu, aplaudiu mais este contributo para o desenvolvimento do desporto local, que se prepara para um ano em cheio: “Esta é uma ótima iniciativa para a região. O Município, como parceiro da AF Viseu e de todas as associações territoriais de modalidade, dá os parabéns a quem promoveu esta iniciativa. Estamos na fase terminal do ano e vamos iniciar 2024 como Cidade Europeia do Desporto. Então, mais contentes estamos com todas estas iniciativas que possam potenciar um 2024 cheio de atividade física, que é também uma forma de lançarmos sementes para mais pessoas aderirem à atividade física, a um estilo de vida saudável, à ética desportiva e ao desporto em si.”
Sandra Soares, responsável de loja do Continente de Viseu, que recebeu esta iniciativa, lembrou que, “para o Continente, o futebol é muito mais do que desporto”. “É promover e celebrar valores como a tolerância, a igualdade de género, a união, o espírito de equipa. Para a Missão Continente, são 20 anos junto das comunidades, sempre atenta às necessidades das comunidades, então, são objetivos que coincidem”, sintetizou.