“Esta é a força do futebol”, afirmou António Simões, Senador da Fundação do Futebol – Liga Portugal, na entrega de bolas e de um cheque no valor de dois mil euros a Nuno Lobo, presidente da AF Lisboa
O projeto Liga-nos o Talento esteve, na tarde desta quarta-feira, na Amadora, com a Associação de Futebol de Lisboa. A Fundação do Futebol – Liga Portugal, com o apoio institucional da Missão Continente, está a percorrer o País para oferecer 20 bolas e um apoio financeiro no valor de dois mil euros a cada uma das 22 Associações Distritais e Regionais (ADR), uma forma de celebrar as raízes do futebol e o contributo inestimável para o desenvolvimento dos jovens. António Simões, Senador da Fundação do Futebol – Liga Portugal, foi porta-voz da mensagem de reconhecimento aos escalões de base, onde é nutrido o talento que fará a diferença no patamar profissional.
Depois de uma iniciativa matinal em Palmela, com a Associação de Futebol de Setúbal, o Liga-nos o Talento rumou à loja Continente Amadora, onde António Simões fez a entrega simbólica de 20 bolas e de um cheque no valor de dois mil euros em cartão Dá a Nuno Lobo, presidente da Associação de Futebol (AF) de Lisboa. Helena Pires e Rui Caeiro, CEO e Diretor Executivo da Liga Portugal, respetivamente, também estiveram presentes nesta iniciativa, bem como Susana Nogueira, vereadora da Câmara Municipal da Amadora, e Vítor Santos, em representação da Missão Continente.
Na estrada desde o início de novembro, o Liga-nos o Talento arrancou no interior transmontano, nos distritos de Bragança e de Vila Real. Passou já por Aveiro, Porto, Portalegre, Castelo Branco, Viana do Castelo, Braga, Guarda, Viseu, Açores (Angra do Heroísmo, Horta e Ponta Delgada) e Madeira, antes desta jornada dedicada às ADR de Setúbal e Lisboa, num “lindíssimo” roteiro agregador do Futebol Profissional e Não-Profissional.
“Que bonito estar aqui, poder eu dar alguma coisa do muito que recebi”, comentou António Simões: “É esta partilha que o futebol tem de pensar que é extremamente importante e é um serviço social extraordinário, através de um pacto desportivo. Então, vamo-nos organizar, temos de fazer isto mais vezes; isto é bonito. A Liga e a Fundação estão de parabéns. Isto são coisas que se devem fazer. Esta é a força do futebol”, constatou, no encontro com o presidente da AF Lisboa.
Rui Caeiro, Diretor Executivo da Liga Portugal, reforçou o “orgulho” neste projeto: “Esta ação faz parte de uma iniciativa muito significativa que a Liga Portugal está a levar a cabo, em conjunto com o Continente e a Fundação do Futebol, envolvendo os grandes stakeholders do nosso futebol, principalmente, os do futebol de base. A AF Lisboa tem aqui um papel muito relevante, é a associação de futebol da nossa capital e é com um orgulho muito grande que estamos aqui a fazer a entrega deste cheque e destas bolas de futebol, em conjunto com este grande símbolo do desporto português que é o António Simões. Estamos muito orgulhosos por mais este passo deste projeto.”
Nuno Lobo aplaudiu o Liga-nos o Talento: “É uma nota de agradecimento da AF Lisboa por estar envolvida nesta iniciativa da Fundação do Futebol e da Liga Portugal, e também uma nota de reconhecimento. É uma honra para a AF Lisboa, enquanto a presido, poder associar-se neste projeto a duas marcas líderes em Portugal: não só a Liga Portugal, na organização dos principais campeonatos, mas também a Fundação do Futebol, pelo trabalho social que tem vindo a levar a cabo, nos últimos anos. É um trabalho reconhecido, público e notório. E também juntamente com o Continente, que é líder de mercado neste setor. Para mim, enquanto presidente da associação, é com todo o gosto que aqui estou, neste protocolo tripartido, e também apadrinhado pela Câmara Municipal da Amadora, porque são as autarquias, neste momento de dificuldade financeira, económica e social, que têm estado ao lado do futebol e do desporto, nas diversas localidades.”
Este apoio será canalizado para os mais novos, explicou o presidente da AF Lisboa: “O que iremos fazer com esta oferenda é tentar proporcionar às nossas seleções jovens melhores condições, mais atratividade, para que, depois, possam dar o salto para as seleções nacionais. Vamos aproveitar este donativo para potenciar ainda mais a formação, para que depois possam, na maioridade, serem jogadores de excelência, e sobretudo homens de excelência, porque esse deve ser o objetivo de cada uma das instituições a que presidimos.”
Susana Nogueira, vereadora da Câmara Municipal da Amadora, comentou assim a iniciativa: “Esta é uma junção de vários interesses, de vontade de participar no que acaba por ser também um movimento cívico muito expressivo das nossas necessidades e do que procuramos ter: de forma articulada, conseguimos chegar às instituições e juntar estes fatores todos que são muito próximos do desporto, dos clubes e das famílias que moram no nosso concelho.”
Vítor Santos, diretor de loja do Continente Amadora, deu as boas-vindas ao projeto: “O Continente, através da Missão Continente, associa-se a esta iniciativa porque considera que este tipo de projetos contribui para o desenvolvimento do futebol e das pessoas que a modalidade traz a si, aqui muito em particular os nossos jovens.”