Skip to main navigation Skip to main content

Estudo: o mapa do Talento português

Liga Portugal | 30/07/2024

Divulgado o mais recente ‘report’ do Barómetro e Observatório da Liga Portugal, sobre as origens dos jogadores e treinadores do Futebol Profissional

O último estudo do Barómetro e Observatório da Liga Portugal incide sobre as origens do Talento português (jogadores formados localmente e treinadores) na Liga Portugal Betclic e na Liga Portugal 2 Meu Super na temporada 2023/24.

Em termos de jogadores formados localmente, apenas existe um distrito com mais de 35 jogadores, que é o Porto (36), ao passo que Portalegre, Beja e os distritos da Região Autónoma dos Açores não estão representados. Por outro lado, na Liga Portugal 2 Meu Super existem três distritos acima dos 35 jogadores: Lisboa tem 53, o Porto 49 e Braga 35. O único distrito não representado é Portalegre. Já em termos de concelhos, o top-3 em ambas as competições é composto por Lisboa, Porto e Braga, por esta ordem.

Quanto aos jogadores formados localmente mas que nasceram fora de Portugal, os países mais representados na Liga Portugal Betclic são Guiné-Bissau, Brasil e França, juntando-se a estes, na Liga Portugal 2 Meu Super, Cabo Verde e Gana.
Em matéria de treinadores, Porto (14), Lisboa (11) e Braga (8) são os distritos com maior representação nas duas ligas profissionais, ao passo que por concelhos destaca-se Lisboa, com oito, seguindo-se Guimarães com cinco e Matosinhos e Porto com três.

Há também treinadores da Liga Portugal Betclic e da Liga Portugal 2 Meu Super que nasceram fora de Portugal, e aqui o país com maior representação é Angola, com três técnicos, seguindo-se Espanha com dois e, por fim, Alemanha, Brasil, França, Índia e Moçambique, com um.

Por fim, foi feito o mesmo exercício para os internacionais portugueses, em toda a história da Seleção Nacional. Lisboa (163), Porto (105) e Setúbal (76) são os distritos com maior número de jogadores que vestiram a camisola das quinas, sendo que por distritos destaca-se claramente Lisboa (119), seguida pelo Porto (34) e por Barreiro e Setúbal (ambos com 21).

Quanto aos internacionais portugueses que nasceram fora de Portugal, os países mais representados são Angola (30), Brasil (24) e Guiné-Bissau (10).

Pode consultar em cima o ‘report’ completo.