Beto Pimparel, Helena Costa e Nuno Gomes completam o lote de novidades
A poucos dias do evento que reúne no Porto algumas das maiores figuras da indústria do futebol, há quatro novas confirmações de peso para o Thinking Football Summit: André Bernardo, Diretor de Estratégia e Operações no Sporting CP, Carlos Queiroz, ex-selecionador nacional, Luís Campos, Diretor Desportivo do Paris Saint-Germain, e Paulo Sousa, treinador português do Shabab Al Ahli.
André Bernardo, Diretor de Estratégia e Operações do Sporting CP, é licenciado em Economia e tem um MBA do Instituto de Ensino e Pesquisa em São Paulo. Antes de ingressar no clube de Alvalade, na Vivo, primeiro no Brasil e depois em Espanha, foi Diretor de Estratégia Global de Preços no Departamento do Diretor Comercial Digital, Centro Corporate em Madrid. No Thinking Football Summit, vai dar o seu testemunho sobre como, na era moderna, os clubes podem diversificar formas de financiamento.
Carlos Queiroz, dos treinadores do futebol português e internacional mais influentes de sempre, não apenas pelos títulos conquistados, com destaque para os Mundiais FIFA Sub-20, em 1989 e 1991, que ficaram marcados pela chamada Geração de Ouro do futebol português, mas sobretudo pela visão e capacidade de desenvolvimento de jogadores, de competições e, até , de treinadores, que mudou o futebol nacional e deixou raízes, também, nos vários clubes e seleções por onde passou, destacando-se Sporting CP, Manchester United, Real Madrid, Irão, Colômbia, Egito e Qatar. No Thinking Football Summit, o treinador português vai revisitar, em palco, os seus 44 anos de carreira.
Luís Campos é atualmente Diretor Desportivo no Paris Saint-Germain, depois de ter deixado o projeto do Lille, que liderou entre 2017 e 2021 e que culminou com a conquista do título de Campeão de França. Antes da passagem pelo Lille, Luís Campos foi também Diretor Desportivo do AS Monaco, conquistando igualmente o campeonato, os únicos dois títulos que o Paris Saint-Germain deixou escapar na última década em França. Do currículo, que vai levar a palco do Thinking Football Summit, dará a conhecer melhor a realidade e a exigência do cargo que desempenha.
Paulo Sousa, atualmente a trabalhar no Shabab Al-Ahli, dos Emirados Árabes Unidos, vai ser testemunho do talento do técnico português a nível internacional, dias depois de ter recebido o Prémio Hall of Fame no Liga Portugal Awards. Antes de abraçar a carreira de treinador, foi um dos jogadores que mais marcou uma geração em Portugal, tornando-se no primeiro português e quase único em todo o mundo a vencer a Liga dos Campeões em anos consecutivos por dois clubes diferentes (Juventus, em 1996, e Borussia Dortmund em 1997). Fez parte da primeira conquista portuguesa no Campeonato do Mundo de Sub-20, em 1989, e daí partiu para uma carreira de luxo, sendo considerado um dos grandes médios do futebol mundial. Destacou-se no SL Benfica, passou para o Sporting CP e embarcou depois para o estrangeiro, representando, além dos já referidos Juventus e Borussia Dortmund, FC Internazionale Parma, Panathinaikos e Espanyol, conquistando um total de 14 títulos como jogador sénior.
No evento, que decorrerá entre 12 e 14 de setembro, na Super Bock Arena, no Porto, estarão também os antigos internacionais portugueses e atuais Embaixadores da Liga Portugal, Beto Pimparel e Nuno Gomes. Os dois ex-atletas vão abordar o tema do pós-carreira, partilhando o seu testemunho e olhando para esse desafio, reconhecido por todos como um dos momentos mais difíceis da carreira. Também Helena Costa, primeira mulher a ser contratada para treinar uma equipa masculina profissional de futebol, o Clermont Foot, de França, marcará presença no Thinking Football Summit. Com vasta experiência de scouting em clubes internacionais (Celtic FC, Eintracht Frankfurt e Watford FC), atualmente é membro do Conselho de Administração da Fundação do Futebol – Liga Portugal.
Estas novas confirmações juntam-se a um grupo influente de oradores, que, entre outros, contará com Deco, ex-internacional português e atual diretor desportivo do FC Barcelona, Ornella Desirée Bellia, diretora de Relações Profissionais de Futebol e Desenvolvimento na FIFA, Javier Tebas, presidente da LALIGA, Sol Campbell, antigo internacional inglês e tech entrepeneur, Antero Henrique, Diretor Desportivo da Qatar Stars League, Claire Bloomfield, diretora de Futebol Feminino na Associação Europeia de Clubes, Nicolás Burdisso, antigo internacional argentino, Guy-Laurent Epstein, Diretor de Marketing da UEFA, Francisco de Sá Fardilha, diretor técnico do Futebol Feminino do FC Bayern Munique, ou Stefano Braghin, diretor de Futebol Feminino na Juventus.
O programa da terceira edição do Thinking Football Summit já pode ser consultada online. Os bilhetes estão disponíveis AQUI.