Skip to main navigation Skip to main content

Como a AF Porto inspira a comunidade

Liga Portugal | 12/09/2024
headline image

Pedro Soares, Filinto Lima e Ricardo Santos à conversa sobre projetos da associação

Pedro Soares, secretário-geral e diretor coordenador da Associação de Futebol de Porto, representou a AF Porto num painel sobre a forma como aquela associação, a maior do País a nível de clubes, atletas e número de jogos organizados por semana, tem mobilizado a comunidade, através de projetos complementares.

Dessa lista de projetos fazem parte, entre outros, o ABC da Bola e o projeto de arbitragem com Escolas Profissionais. Pedro Soares explicou a estratégia da entidade. “Estes projetos fazem parte da estratégia da Direção, encabeçada pelo presidente José Manuel Neves. Entendemos que uma associação deve ser proativa e tem o dever de ser próxima da própria comunidade”, considerou Pedro Soares.

O projeto ABC da Bola levou à implementação de atividade física no plano curricular de crianças do ensino básico quando estes têm tempos livres. Mais do que o futebol, o que se pretende é fomentar a prática de exercício. O projeto foi implementado numa escola por cada concelho, num total de 200 crianças. Filinto Lima, presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas, fez um balanço positivo da iniciativa.

“Parabéns à AF Porto na pessoa do presidente José Neves. Desafio a AF Porto a que este projeto possa ser alargado a crianças do pré-escolar”, referiu Filinto Lima.

Outro projeto foi o protocolo com Escolas Profissionais, uma delas a de Vila do Conde, com a implementação de um curso de arbitragem na oferta curricular. “Hoje começamos a ter alunos de 17 anos que desejam ser árbitros e que demonstram interesse numa possível carreira. Temos até alguns valores identificados”, contou Ricardo Santos, diretor da Escola Profissional de Vila do Conde.

Pedro Soares também comentou sobre a aposta no Walking Football e o trabalho que a AF Porto tem efetuado junto de instituições para fomentar hábitos de vida saudáveis junto da população idosa.