Presidente do Sporting CP foi o primeiro orador do Thinking Football Summit 2024, onde abordou diversos temas da atualidade dos leões
Perante um TFS Stage completamente lotado, coube a Frederico Varandas, Presidente do Sporting CP, estrear o painel de convidados do Thinking Football Summit 2024. Numa entrevista conduzida por Vanda Cipriano, Coordenadora de Conteúdos e Operações de Broadcasting da Liga Portugal, o líder leonino começou por abordar a recente conquista do título de Campeão Nacional da Liga Portugal Betclic 2023-24.
“Tentámos ser o mais competentes e eficientes possíveis. Temos dois rivais muito fortes, mas, ao longo da caminhada, o Sporting CP mostrou ser o mais forte. Bicampeonato? Foram dois títulos em quatro anos e acreditamos muito que essa conquista também possa acontecer”, começou por dizer, deixando também elogios ao plantel, assim como à formação dos leões:
“Não me lembro de ter um grupo de jogadores tão valioso, mas há que demonstrar época a época. Tenho muito orgulho na equipa e neste projeto que iniciámos há seis anos, sendo que a Academia também faz parte do projeto. Ainda agora utilizámos seis jogadores da formação num jogo e noutro cinco, para além de termos oito no plantel. Isso é algo do qual não queremos fugir.”
O novo formato da UEFA Champions League foi também um dos temas em debate, com Frederico Varandas a revelar-se expectante quanto ao desempenho dos emblemas nacionais na prova, valorizando a evolução da vertente financeira. “Vamos esperar para ver como as equipas portuguesas se vão dar neste novo formato. Oito jogos em vez de seis já é uma mais-valia e é extremamente importante termos esse palco, tal como a questão financeira”, disse, deixando uma promessa para o futuro do clube. “Neste seis anos, crescemos em 50% o nosso volume de negócio. Um trabalho da estrutura, sem dúvida. Por isso, está a ficar na altura de estarmos abertos a um parceiro estratégico, que possa alavancar o nosso projeto desportivo. No entanto, o clube terá sempre maioria e a palavra final será sempre dos sócios”, revelou.
O presidente do Sporting CP abordou igualmente o tema da centralização dos direitos audiovisuais, partilhando a posição do emblema leonino. “Acreditamos que é possível os maiores clubes não darem um passo atrás e que os clubes ditos pequenos sejam capazes de dar um passo em frente. Trata-se de um trabalho meritório desta Direção da Liga Portugal, na pessoa do Presidente Pedro Proença, que muito tem feito nesse sentido”, frisou, reconhecendo também o organismo que rege o Futebol Profissional como agente central do crescimento do Futebol Profissional em Portugal, nomeadamente com a organização de um evento como o Thinking Football Summit.
“É ótimo. É mesmo muito importante reunir os stakeholders do Futebol nacional e internacional, tal como parceiros que façam crescer o nosso Futebol. Queremos todos ganhar no campo, mas queremos todos fazer crescer o Futebol português", concluiu.