Skip to main navigation Skip to main content

Pedro Duarte: “Este evento é uma evidência da liderança da Liga Portugal”

Thinking Football Summit | 12/09/2024
headline image

Ministro dos Assuntos Parlamentares destaca organização do Thinking Football Summit na Sessão Solene da cimeira

O Ministro dos Assuntos Parlamentes, Pedro Duarte, marcou presença, esta quinta-feira, na Sessão Solene da terceira edição do Thinking Football Summit, que decorre no Super Bock Arena, no Porto, onde deixou rasgados elogios à organização da Liga Portugal e, particularmente, ao Presidente Pedro Proença.

“Gostaria de cumprimentar o nosso anfitrião deste evento, o nosso mentor e, usando uma linguagem mais futebolística, o finalizador deste magnifico evento que estamos a inaugurar, apesar deste primeiro dia já ter decorrido com enorme sucesso. Este evento é paradigmático. Este evento é a maior evidência de duas coisas: em primeiro lugar, da enorme relevância social, económica, cultural até, do futebol na sociedade portuguesa. Em segundo lugar, é também uma evidência clara daquilo que é atualmente o profissionalismo, a competência, o mérito, a liderança da Liga Portugal neste panorama, neste ecossistema e nesta comunidade do futebol. Presto, por isso, o meu tributo e a minha homenagem: muitos parabéns, Pedro Proença, por esta magnifica iniciativa que já vai na sua terceira edição”, disse, antes de realçar a importância do futebol em Portugal aos níveis sociais, económicos e culturais.

“O futebol é sobre ter sonhos e realizá-los. E sobre marcar e ganhar, claro. Ou pelo menos tentar ganhar. E é sobre superação. Mas também é sobre igualdade, liberdade, responsabilidade. É sobre inspirar pessoas, de todas as idades, em todas as geografias. É sobre querer sempre melhor. É por isso que muito do que acontece no futebol deve inspirar o mundo cá fora. O profissionalismo, o crescimento, a vontade de estar entre os maiores e os melhores é hoje uma imagem de marca do futebol português, que tem de resto levado bem alto o nome de Portugal. O futebol tem ajudado o país, do ponto de vista económico, e principalmente do ponto de vista social. Tem ajudado a cortar desigualdades, a gerar riqueza, a projetar o país no mundo e à autoestima nacional. É também por tudo isto que o crescimento do futebol feminino em Portugal deve fazer-nos rebentar de orgulho. Porque o futebol é também um motor de inclusão a todos os níveis. É este o caminho, por favor não vacilem”, acrescentou o Ministro dos Assuntos Parlamentares.

No final da sua intervenção, Pedro Duarte deixou duas mensagens: uma de agradecimento, e outra de responsabilidade: “Muito obrigado a todos vós, protagonistas do futebol, por tanto que têm dado a Portugal. Em segundo lugar, nunca esqueçam a vossa suprema responsabilidade. O futebol é uma inspiração para todos os portugueses, ajudem-nos a ser um país melhor, com mais oportunidades para todos.”