Antigo Presidente da Federação Portuguesa de Futebol faleceu aos 91 anos
Hoje, o Futebol Português despede-se de uma das suas maiores figuras. João Rodrigues foi um dirigente de excelência, deixando uma marca indelével em todas as instituições que serviu ao longo de uma vida dedicada ao Futebol. Primeiro como Presidente da Associação de Futebol de Lisboa, depois como Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, onde deu início a uma revolução que abriu o caminho para o patamar de excelência em que nos encontramos hoje. Como esquecer os dois Campeonatos do Mundo Sub-20 (os primeiros grandes títulos internacionais a nível de Seleções) conquistados durante a sua Presidência?
Deixou, também, a sua marca nos Clubes que serviu como dirigente, nomeadamente na Associação Académica de Coimbra e no Sport Lisboa e Benfica, Clube a que, nunca escondeu, esteve sempre emocionalmente ligado.
A sua visão, a sua competência e a sua dedicação foram, de resto, reconhecidas internacionalmente. Hoje, dizemos adeus a um dos grandes. A alguém que será sempre uma referência para uma nova geração de dirigentes, como eu, que vê no seu exemplo a única forma de atingir a excelência.
Hoje, a nível pessoal, despedi-me de um Amigo. João Rodrigues foi um apoio constante durante a minha carreira enquanto praticante desportivo. Com ele partilhei alegrias e tristezas. Dele sempre recebi conforto e conselhos que fizeram de mim o que sou hoje. Essa relação, tão próxima, manteve-se para lá dos relvados e João Rodrigues foi, ao longo dos nove anos que levo como Presidente da Liga Portugal, um apoiante incansável e um conselheiro de enorme proximidade. Com ele partilhei a visão que me conduziu ao longo dos meus mandatos.
Juntos traçámos caminhos e projetos futuros, alicerçados na ambição que sempre nos uniu: um Futebol Português cada vez melhor. Um Futebol Português cada vez maior.
Independentemente de onde o Futebol me levar, a minha carreira será, sempre, uma homenagem ao legado de João Rodrigues. Tentarei, todos os dias, ser guiado pelo seu exemplo. Manter vivos os seus valores. Valores que nos devem inspirar a todos.
Até sempre, meu Querido Amigo. Nunca o esquecerei. E, no que depender de mim, o Futebol Português também nunca o esquecerá.
Antigo Presidente da Federação Portuguesa de Futebol faleceu aos 91 anos
Antigo Presidente da Federação Portuguesa de Futebol faleceu aos 91 anos