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Candidaturas 2024-25

CANDIDATURAS AQUI

Pós-Graduação Comunicação no Futebol Profissional

PÓS-GRADUAÇÃO CERTIFICADA PELO FUTEBOL PROFISSIONAL

Candidaturas entre 11 de junho e 15 de setembro!

Início: outubro de 2024.

Término: junho de 2025.

As aulas serão às terças-feiras, das 14h00 às 19h30.

Local: Sede da Liga Portugal (Porto).

 Mais informações: business.school@ligaportugal.pt | T: +351 22 834 87 40

 

BROCHURA AQUI 

Apresentação

A Liga Portugal Business School pretende desenvolver soluções formativas para criar competências e desenvolver o Talento.  Com isso em mente, a Liga Portugal juntou esforços com uma das mais prestigiadas universidades portuguesas, a Universidade Católica, para elaborar currículos que se ajustem às necessidades das pessoas que trabalham no futebol português, e nomeadamente no futebol profissional. Neste sentido lançou, em 2019, uma Pós-Graduação em Comunicação no Futebol Profissional. O programa de Pós-Graduação em Comunicação no Futebol Profissional pretende desenvolver, num ano letivo, conhecimentos ímpares no que respeita à Comunicação Estratégica e à Produção de Conteúdos no Futebol Profissional. Permite a aquisição de conhecimentos e novas competências no âmbito dos conteúdos de comunicação associados à organização dos campeonatos profissionais de futebol e das sociedades desportivas. A parceria entre a Liga Portugal e a Universidade Católica oferece uma formação especializada que conjuga os conhecimentos essenciais, a parte técnica e a prática da organização e comunicação no Futebol Profissional, como mais nenhuma entidade em Portugal.

Destinatários

Dirigentes e quadros superiores das Sociedades Desportivas que queiram atualizar e aprofundar os seus conhecimentos nas áreas de Comunicação Estratégica, aplicadas ao universo do Futebol Profissional.

Colaboradores dos departamentos de Comunicação e Marketing das Sociedades Desportivas que pretendam desenvolver as suas competências e capacidade de planeamento e estruturação das operações das competições profissionais;

Colaboradores e Parceiros da Liga Portugal que pretendam adquirir conhecimentos técnicos à altura dos desafios que se colocam aos departamentos de Comunicação e Marketing do futebol, promovendo uma visão mais ampla e integrada das competições profissionais;

Jornalistas que queiram aprofundar os conhecimentos da realidade das competições profissionais de futebol;

Estudantes que queiram descobrir o mercado de trabalho das sociedades desportivas obtendo a formação ideal para o exercício de funções de alta responsabilidade nas estruturas de Marketing e Comunicação das competições profissionais.

Todos aqueles que pretendam adquirir conhecimentos no âmbito do futebol profissional.

Habilitações

Plano de Estudos

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Enquadramento da Liga Portugal e das Competições Profissionais

A Liga Portugal usa os valores de Rigor, Talento, Profissionalismo e Agregação na sua filosofia e na organização de três grandes competições sustentadas pela excelência do futebol, como são a Liga Portugal Betclic, a Liga Portugal SABSEG e a Allianz CUP.
Estabelecer o contacto direto com os clubes e media faz parte das funções e exigências da Comunicação em qualquer competição profissional da Liga Portugal.

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Organização de Jogo

Assegurar atividades no dia de jogo, como a reunião preparatória para estabelecer todas as matérias organizacionais. Outros como assegurar que as fichas técnicas estão preenchidas e validadas pelos intervenientes do jogo, ou que a constituição das equipas é distribuída aos media, ou até agilizar a presença de um jogador e treinador na zona de entrevistas rápidas, bem como acompanhar os treinadores à conferência de imprensa, são atributos da Comunicação em dia de jogo.

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Tópicos de Comunicação

A Comunicação tem de ser clara e objetiva e assenta num planeamento e estratégia. Mediante os diferentes canais existentes a mensagem será adequada e direcionada.

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Jornalismo na Vertente Desportiva

Como assegurar uma Comunicação direcionada para cada função; promover as ações da organização ou passar uma mensagem clara e eficaz. Na assessoria é preciso planear as mais diferentes ações e eventos, desenvolver e promover o contacto com os media e criar proximidade com os intervenientes, numa base de Relações Públicas.

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Ética

A facilidade de acesso à informação e o aumento considerável dos canais informativos criaram certos perigos. Em consequência, a liberdade de comunicação aumenta a responsabilidade individual nas mensagens e nos seus efeitos. Os grupos dos profissionais da comunicação costumam formular códigos deontológicos que regem o exercício da profissão.

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Gestão de Marca

A Gestão de Marcas desempenha um papel fundamental na diferenciação das equipas, ligas e jogadores num mercado altamente competitivo e globalizado. Através dos seus princípios, é possível construir e gerir estrategicamente a identidade das diversas marcas associadas ao futebol, promovendo-as de modo que a imagem percebida pelos públicos esteja alinhada com a imagem idealizada pelas organizações. Desta forma, assegura-se uma melhor relação com os diversos públicos e potencia-se um aumento da sua notoriedade e reputação.

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Comentário Desportivo e Ética

A importância que o Futebol assume na sociedade portuguesa leva à necessidade de conhecer os programas de comentário desportivo e os seus protagonistas. Após a entrada de um novo formato, em alguns canais, o comentário desportivo tornou-se uma âncora. Estas novas tendências também revelam o impacto da cultura digital no panorama mediático.

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Gestão de Crise

Existem duas regras fundamentais na gestão de uma crise. A primeira é antecipar. A prevenção aqui assume um destaque fundamental. A segunda é nunca mentir. A comunicação é demasiado volátil e efémera. Como tal, planear e antecipar são as bases da comunicação.

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Comunicação Estratégica para o Marketing Digital

Esta Comunicação promove e auxilia a integração de meios de comunicação e informação digital na gestão estratégica da organização. Em termos específicos, os objetivos incluem: reconhecer a validade dos instrumentos de comunicação digital em termos estratégicos; planear os processos de comunicação organizacional; definir e reconhecer táticas que aumentem o efeito das mensagens da comunicação digital; monitorizar e avaliar resultados da presença online.

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Redes Sociais

A comunicação digital, no desporto e no futebol, passa hoje pela gestão de conteúdos relevantes e de qualidade, que contem histórias e sejam orientados para o engagement. Torna-se então imprescindível aliar a componente estratégica à criatividade, passando por um conhecimento profundo das diferentes redes sociais e dos hábitos de consumo e necessidades dos seus públicos.

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Liderar Clubes e Sociedades Desportivas Eficazes

A facilidade de acesso à informação e o aumento considerável dos canais informativos criaram certos perigos. Em consequência, a liberdade de comunicação aumenta a responsabilidade individual nas mensagens e nos seus efeitos. Os grupos dos profissionais da comunicação costumam formular códigos deontológicos que regem o exercício da profissão.

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Broadcasting e Produto TV

O Produto Televisivo é fundamental na captação de novos adeptos para a indústria do futebol e a imagem que chega aos ecrãs deve ser de festa, alegria e paixão, emoções que caracterizam o futebol positivo.
Questões como a colocação dos adeptos nos estádios, planos de câmara e a utilidade de cada uma delas, são importantes para perceber como funciona esta parte com a qual o Futebol já não consegue viver.

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