Terminou a carreira ao serviço do SC Braga
Alan é desde hoje, oficialmente, um antigo jogador do SC Braga e ex-futebolista, após anunciar o fim da sua carreira. Vai manter-se, porém, no clube bracarense como diretor de Relações Institucionais.
Ladeado por António Salvador, presidente do SC Braga, Alan assumiu ter optado por integrar a estrutura do clube minhoto, que o contratou em 2008-2009, e pelo qual fez 347 jogos, um recorde no clube.
Em 2016-2017, na 33.ª jornada da Liga NOS, o agora ex-futebolista, de 37 anos, atingiu 400 jogos apenas no primeiro escalão do futebol profissional português, outro feito histórico apenas por si alcançado.
Por essa razão, o Presidente da Liga Portugal, Pedro Proença, ressalvou o “brilhantismo” da carreira protagonizada por Alan, advertindo para a importância dos mais jovens seguirem tal “exemplo”.
“As mais de quatro centenas de jogos na Liga NOS demonstram o brilhantismo da sua carreira, maioritariamente cumprida no nosso futebol, o que nos deve logicamente orgulhar. Além da capacidade técnica e tática, é essencial o respeito pelo adversário para atingir tal dimensão profissional”, disse.
O responsável máximo pelo organismo acrescentou ainda, recordando os seus tempos de árbitro, que “foi uma honra ter estado nos jogos em que o Alan participou, sempre de forma idónea”, reconhecendo-lhe “profissionalismo e espírito de fair-play que devem ser tomados como exemplo”.
A estreia do brasileiro ocorreu na temporada 2001-2002, ao serviço do Marítimo M., onde permaneceu até 2004-2005, antes de se mudar para o FC Porto, clube que representou nas duas seguintes.
Previamente à transferência para o SC Braga, Alan envergou a camisola do Vitória SC, em 2007-2008.