Skip to main navigation Skip to main content

Futebol com talento.

A Liga Portugal prima pelos valores de Rigor, Talento, Profissionalismo e Agregação, na organização, em cada época desportiva, de três grandes competições sustentadas pela excelência do futebol praticado.

 

Uma plataforma de talento que projeta e exporta alguns dos melhores intérpretes da modalidade a nível mundial, na qual participam 38 equipas profissionais.

 

A Liga Portugal é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, que se rege pelo disposto nos seus Estatutos e Regulamentos e na demais legislação aplicável.

news image

Liga NOS

A Liga NOS, escalão máximo do futebol profissional, reúne 18 equipas que competem entre si em 34 jornadas.

 

O vencedor tem presença garantida na UEFA Champions League e o segundo classificado disputa a 3.ª pré-eliminatória de acesso à prova milionária. O terceiro e o quarto clube qualificam-se, respetivamente, para a 2.ª e 3.ª pré-eliminatórias da UEFA Europe League, enquanto as duas últimas equipas da classificação descem à LEDMAN LigaPro.

news image

LEDMAN LigaPro

A LEDMAN LigaPro, segunda competição profissional com 38 jornadas, é composta por 20 equipas, das quais cinco são equipas B.

 

No final da época, os dois melhores classificados sobem à Liga NOS e os quatro últimos abandonam a competição ao nível profissional. As equipas B não são elegíveis para subida de divisão, mas podem ser despromovidas.

news image

Taça CTT

Na Taça CTT, competição profissional mais recente da Liga Portugal, têm lugar as 33 sociedades desportivas da Liga NOS e da LEDMAN LigaPro, à exceção das equipas B.

 

Esta competição disputa-se em duas eliminatórias e uma Fase de Grupos de acesso à Final Four, derradeira fase que nomeia o clube vencedor como Campeão de Inverno.

Missão, Visão e Valores

news image

Missão

Garantir a excelência da organização das competições profissionais, assegurando receitas comerciais para o efeito.

news image

Valores

Rigor

Talento

Profissionalismo

Agregação

news image

Visão

Mudar o paradigma atual, com a criação de um modelo de negócio mais rentável, com capacidade de despertar mais interesse dos media e atrair mais investidores

A Liga tem por fins principais:

a) Organizar e regulamentar as competições de natureza profissional nos termos da legislação aplicável;

b) Promover a defesa dos interesses comuns dos seus associados e a gestão dos assuntos inerentes à organização e prática do futebol profissional e das suas competições;

c) Exercer, relativamente aos seus associados, as funções de controlo disciplinar e de supervisão estabelecidas na lei, nos presentes Estatutos e Regulamentos;

d) Exercer, relativamente às competições profissionais de futebol, as competências em matéria de organização, direção e disciplina, nos termos da legislação aplicável;

e) Promover formação em matérias relacionadas com a organização, gestão e integridade nas competições profissionais e a organização de eventos e atividades com elas relacionadas.