Skip to main navigation Skip to main content

Código ColorADD a pensar nos adeptos daltónicos

10/01/2017
headline image

A Liga Portugal e a Associação ColorADD prevêem, em breve, um acordo que estipulará a utilização de um sistema de identificação de cores na Final Four da Taça CTT.

Este sistema, desenvolvido com base nas três cores primárias – amarelo, azul e vermelho – e representado em símbolos, estará disponível na sinalética do Estádio Algarve, na bilhética, na credenciação e também nos uniformes dos jogadores no Torneio das Lendas e Inter-Escolas, dos participantes na Corrida do Adepto e dos próprios elementos da Liga Portugal.

Criado em 2000 por Miguel Neiva, fundador e atual presidente da Associação, o ColorADD é um código identificativo exclusivo para daltónicos – existem 350 milhões em todo o mundo – propositado para “criar uma ferramenta capaz de incluir sem discriminar”, não obrigando à assunção da “dificuldade em entender a cor perante a sociedade”.

O sistema de identificação de cores foi já premiado com a Medalha de Ouro da Comemoração da Declaração Universal dos Direitos do Homem dada a sua inovação e responsabilidade social.