Skip to main navigation Skip to main content

Antevisão da 22.ª jornada: saiba mais sobre cada um dos jogos

LEDMAN LigaPro | 15/02/2019
headline image

Ronda deste fim-de-semana conta com o histórico duelo entre A. Académica e SC Farense

A LEDMAN LigaPro prossegue para aquela que será a 22.ª jornada da competição, com nove jogos que prometem trazer muitas emoções. O início da ronda está marcado para sábado, às 11H00, com a receção do Varzim SC à formação secundária do SL Benfica. Mais tarde, a jornada prossegue com o CD C. Piedade – FC Penafiel (15H00) e o FC Famalicão – Ac. Viseu (17H00).

Domingo disputam-se os restantes encontros da jornada, num dia repleto de futebol, com destaque para o 27.º embate entre A. Académica e SC Farense, com pontapé de saída marcado para as 15H00. Antes, o líder FC P. Ferreira irá deslocar-se ao Estádio José Santos Pinto, para defrontar o SC Covilhã (11H15). Os restantes quatro encontros colocam frente a frente: SC Braga B – FC Arouca (15H00), CD Mafra – Estoril Praia (15H00), FC Porto B – UD Oliveirense (15H00) e Leixões SC – Vitória SC B (17H00).

No que diz respeito à tabela de melhores marcadores, Jorge Pires “retomou” um lugar que bem conhece, liderando agora essa estatística, com 10 golos apontados. Bem de perto, com nove golos, seguem Phellype – agora jogador do Sporting CP –, Nsor (Ac. Viseu) e Fati (UD Oliveirense).

Fique a conhecer algumas curiosidades sobre cada uma das partidas que serão disputadas:

--------------------------

sábado, 16 de fevereiro

Varzim SC – SL Benfica B

(11h00 – Sport TV)

No jogo inaugural da jornada vão estar frente a frente, pela oitava vez, Varzim SC e SL Benfica B. Os poveiros ocupam a 12.ª posição, com 25 pontos, e atravessam uma série de duas derrotas consecutivas. Já os “bês encarnados” baixaram à quarta posição, contabilizando 35 pontos, depois da derrota caseira frente à A. Académica.

O histórico de confrontos entre estas duas formações é pautado por um equilíbrio total. São três vitórias para cada lado, e um empate, com nove golos apontados para cada lado. Nos últimos três encontros registaram-se as três vitórias do SL Benfica B.

Na primeira volta, no Caixa Futebol Campus, vitória para as jovens “águias”, por 1-0. João Filipe apontou o único tento do encontro, à passagem do minuto 15.

--------------------------

CD C. Piedade – FC Penafiel

(15h00 – Streaming)

A jornada prossegue no Estádio Municipal José Martins Vieira, com a receção do CD C. Piedade ao FC Penafiel. Na última posição, com 20 pontos, depois de três derrotas consecutivas, os piedenses vão ter pela frente o FC Penafiel, que alcançou a oitava posição, com 29 pontos somados, depois de ter vencido, por 3-0 na receção ao SC Braga B.

Tal como a classificação, também o histórico de confrontos é favorável aos durienses. Isto porque nas cinco partidas a envolver estas duas equipas, não há qualquer registo de triunfos da formação da margem sul, com três vitórias para os penafidelenses e dois empates.

Um dos empates aconteceu, precisamente, no jogo da primeira volta, no Estádio Municipal de 25 de Abril, com um empate sem golos, o primeiro no histórico de confrontos entre estes dois conjuntos.

--------------------------

FC Famalicão – Ac. Viseu

(17h00 – Streaming)

O dia de sábado termina com o duelo, no Estádio Municipal de Famalicão, entre o FC Famalicão e o Ac. Viseu. Os famalicenses são o atual segundo classificado, com 41 pontos, apesar de terem sido derrotados nos últimos dois encontros. Os “Viriatos”, por sua vez, atravessam um período de cinco jogos consecutivos sem vencer, e estão na penúltima posição.

Será o 14.º encontro para as competições da Liga Portugal, com o saldo a ser favorável ao emblema de Vila Nova de Famalicão, que totaliza nove triunfos. O empate registou-se em duas ocasiões, o mesmo número de jogos que terminou com a vitória dos viseenses. Apenas por uma vez o Ac. Viseu venceu no reduto famalicense, precisamente na época passada. Avto apontou o único tento da partida, que deu três pontos históricos ao conjunto de Viseu.

No jogo da primeira volta, no Estádio Municipal do Fontelo, o FC Famalicão levou a melhor, num jogo “recheado” de golos (3-4). Fernando Ferreira, Kevin Medina e Gasilin marcaram para os academistas, enquanto que João Pica (na própria baliza), Walterson Silva, Fabrício Simões e Pathé Ciss apontaram os tentos famalicenses.

--------------------------

domingo, 17 de fevereiro

SC Covilhã – FC P. Ferreira

(11h15 – Sport TV)

Na manhã de domingo, o pontapé de saída será dado no Estádio José Santos Pinto, com o líder FC P. Ferreira a deslocar-se ao reduto do SC Covilhã. Será um encontro a opor dois conjuntos em bom momento de forma. Os serranos seguem na 14.ª posição, com 24 pontos, e sem conhecer o sabor da derrota há cinco partidas. Já os “castores” ocupam o primeiro lugar da tabela classificativa, com 49 pontos, numa série de três triunfos consecutivos.

A nível histórico a vantagem está do lado dos pacenses, que venceram por cinco ocasiões, nos nove encontros disputados frente aos covilhanenses. O SC Covilhã, por seu turno, totaliza dois triunfos, o mesmo número de jogos que terminaram igualados. De realçar que nunca o FC P. Ferreira conseguiu vencer no reduto dos “leões da serra”.

Por outro lado, em jogos disputados no Estádio Capital do Móvel apenas se registam triunfos dos pacenses. Foi assim na primeira volta, onde lograram uma vitória por 3-0. Phellype, Wagner Paul Ayongo foram os marcadores de serviço.

--------------------------

SC Braga B – FC Arouca

(15h00 – Streaming)

SC Braga B e FC Arouca vão-se encontrar pela sexta vez na história. Para trás, fica um histórico de total igualdade: duas vitórias para cada lado, um empate pelo meio e seis golos apontados por cada uma das equipas.

Na quinta jornada da primeira volta, E. Emanuel (8’) e Tiago Dias (90+3’) fizeram os golos dos “bês” arsenalistas, na vitória, por 0-2, no Estádio Municipal e Arouca.

Na tabela classificativa, os arouquenses ocupam a 13.ª posição, com 24 pontos, mais dois que o 15.º classificado SC Braga B.

--------------------------

CD Mafra – Estoril Praia

(15h00 – Streaming)

A jornada prossegue no Parque Desportivo Municipal de Mafra, com aquele que será o segundo embate nas competições da Liga Portugal entre estas duas formações. O recém-promovido CD Mafra segue na sexta posição, com 32 pontos. Já o Estoril Praia é o terceiro classificado, contabilizando 36 pontos, a cinco dos lugares de promoção.

A nível histórico há apenas registo de um confronto, precisamente nesta época, num jogo disputado no Estádio António Coimbra da Mota. O CD Mafra alcançou um triunfo por 1-4, graças aos golos de Vinícius Tanque, Bruninho, Rui Pereira e Flávio Silva. Um autogolo de Juary Soares valeu aos “canarinhos” o seu único tento neste encontro.

--------------------------

FC Porto B – UD Oliveirense

(15h00 – Porto Canal)

No Estádio Municipal Dr. Jorge Sampaio, em Vila Nova de Gaia, o FC Porto B, atual sétimo classificado, com 32 pontos, vai em busca de igualar o registo de invencibilidade de 11 jogos, detido, atualmente pelo FC Famalicão. Pela frente os dragões vão ter a UD Oliveirense, que segue na 11.ª posição, contabilizando 25 pontos, e atravessa o melhor momento da época, depois de três vitórias consecutivas.

O histórico é ligeiramente favorável aos visitantes, que totalizam cinco triunfos. Os “bês” portistas, por sua vez, venceram por quatro ocasiões, enquanto que os restantes dois encontros terminaram com uma igualdade no marcador.

Na primeira volta, em jogo disputado no Estádio Municipal de Aveiro, registou-se uma igualdade a um golo. Rúben Macedo adiantou os jovens “dragões”, ao minuto 40, mas Érick Moreno, à passagem do minuto 89, devolveu a igualdade ao marcador e assegurou um ponto à formação de Oliveira de Azeméis.

--------------------------

Académica – SC Farense

(15h00 – Streaming)

À mesma hora, no Estádio Cidade de Coimbra, A. Académica e SC Farense vão protagonizar o seu 27.º embate na história das competições da Liga Portugal. Na atual época, os “estudantes” seguem na quinta posição, com 32 pontos somados, enquanto que os algarvios seguem na décima posição, contabilizando 26 pontos, e sem ter conquistado qualquer vitória nas últimas seis jornadas.

O histórico de confrontos pende para o lado dos “capas negras”, que totalizam 15 triunfos. A formação de Faro, por sua vez, tem oito triunfos, enquanto que o empate foi o resultado que menos vezes se verificou (2). Coimbra é, de resto, uma deslocação tradicionalmente difícil para o SC Farense, que contabiliza 12 derrotas e um empate. Empate, esse, que aconteceu na longínqua época de 1971/1972, em jogo referente à antiga Primeira Liga. O jogo terminou com um nulo no marcador, numa época em que os conimbricenses acabaram por descer de divisão.

No jogo da primeira volta, disputado no Estádio de São Luís, a “briosa” logrou alcançar o terceiro triunfo da sua história em deslocações a Faro (0-2). Hugo Almeida e Donald Djoussé apontaram os tentos da vitória da A. Académica.

--------------------------

Leixões SC – Vitória SC B

(17h00 – Streaming)

No Estádio do Mar, Leixões SC e Vitória SC B fecham a ronda 22 da LEDMAN LigaPro. Os matosinhenses, que ocupam a 9.ª posição, com 28 pontos, vivem um momento positivo nas partidas disputadas em casa, conseguindo uma série de quatro vitórias consecutivas, na condição de visitado.

Por outro lado, a formação B dos vimaranenses não conhece o sabor da vitória há cinco partidas e procura melhorar o registo de 22 pontos, para fugir ao 16.º lugar da tabela classificativa.

Na quinta jornada da presente temporada (na foto), P. Henrique (2’) e Bernardo (68’) fizeram os golos dos leixonenses, que ditaram o triunfo, no Estádio D. Afonso Henriques, por 0-2.

Outros Conteúdos

news image
Liga Portugal Bwin

Antevisão da 22.ª jornada: curiosidades jogo a jogo

Ronda conta com dois embates históricos: FC Porto vs Vitória FC e Sporting CP vs SC Braga