Skip to main navigation Skip to main content

Liga Portugal e Confederação Empresarial da CPLP em protocolo

Liga Portugal | 18/04/2019

Memorando oficializa relações formais e regulares entre as duas instituições

Pedro Proença, Presidente da Liga Portugal, e Salimo Abdula, Presidente da Confederação Empresarial dos Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CE – CPLP) assinaram esta quinta-feira um protocolo, que permitirá uma estreita colaboração entre os dois organismos.

Este protocolo visa oficializar as relações formais e regulares entre a CE-CPLP e a Liga Portugal, com a partilha de conhecimentos técnicos que potenciarão um futebol mais competitivo e profissional nos países que integram a CPLP.

Pedro Proença, em declarações à Liga TV, disse que este acordo vem no seguimento da política de internacionalização da Liga. “O mercado asiático, o mercado da saudade e o mercado dos jogadores internacionais que jogam em Portugal já tinham sido conquistados, faltava-nos entrar no mercado da CPLP. São mais de 270 milhões de potenciais consumidores e, por isso, interessa-nos, e de que maneira, potenciar aquelas que são as nossas capacidades económicas. Em dezembro assinamos o memorando de entendimento com a Federação angolana – recordo que vamos ser responsáveis pela implementação da Liga angolana - e este memorando de entendimento segue na continuidade dessa política”, referiu o Presidente da Liga Portugal.

Salimo Abdula enalteceu os dois pilares importantes da CE-CPLP, que assentam nas partes sociais e económicas. “Em grande parte dos países da CPLP, em principal nos PALOP, cerca de 75% da população é jovem e é preciso dar-lhes ocupação. O desporto é uma solução para que não se desviem em fins que não são os mais saudáveis, mas, ao mesmo tempo, a experiência da Liga Portugal pode ser transferida para melhorar o desempenho das Ligas dos países dos PALOP, transformá-las em Ligas mais profissionais e mais sustentáveis e criar uma visão comum para atacarmos o mercado deste grande negócio, que é o futebol.”

Por sua vez, Mário Costa, Vice-Presidente da CE-CPLP e Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Liga Portugal, este acordo é muito importante para as duas instituições. “Há aqui um mundo de oportunidades, a indústria do futebol é muito bem desenvolvida pela Liga Portugal, tendo um know how muito grande nesta área. Os  PALOP, que amam o futebol, não têm esta área de negócio desenvolvida.”